A antiga brincadeira pirotécnica de criar efeitos luminosos com esponja de aço e fogo rendeu ao fotógrafo Hermes Bezerra, 44 anos, o prêmio de destaque em concurso promovido em Nova York. A imagem feita na praia da Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, concorreu com outros cinco finalistas da Eslovênia, Estados Unidos, Egito, Índia e Inglaterra.
O concurso Duggal Capture The Moment Photo Contest 2016 é promovido pela Duggal Visual Solutions, célebre companhia americana de laboratório fotográfico e impressão de imagens. Como prêmio, além de ter sua foto impressa em alta qualidade, Hermes Bezerra irá expor na prestigiada galeria da Duggal em Nova York.
– Essa foto foi feita durante uma brincadeira. Eu havia reunido a família para cozinhar uma feijoada e tivemos a ideia de ir para a praia com as crianças e brincar – conta Hermes.
Este foi o sétimo prêmio na carreira do fotógrafo, que trabalhou noDiário Catarinenseentre 1996 e 2010. Com quase 23 anos de carreira, ele já trabalhou com fotojornalismo, publicidade e gastronomia – mas fotografia documental é o seu forte. Ele diz que a notícia do prêmio foi uma surpresa, porque a inscrição tinha sido feita há muito tempo.
Por coincidência, em sua primeira foto premiada, em 1999, também estava na foto seu irmão. Ele recorda uma outra premiação importante: o Prêmio Olívio Lamas, de 2007, com o qual foi contemplado pelo registro de um homem nu no momento em que se jogou de uma janela, na Argentina.