Gaspar adotará vacinação “drive thru” contra a gripe

0

Gaspar adotará vacinação “drive thru” contra a gripe.

Mutirão com mil doses ocorrerá na terça-feira.

Gaspar aderirá à ideia de vacinar idosos contra a gripe (H1N1) dentro do carro deles, no sistema “drive thru”. A imunização ocorrerá na terça-feira (7), no Terminal Urbano, no bairro Coloninha. Blumenau chegou a aplicar o modelo, mas desistiu de repeti-lo devido à alta procura, que gerou fila quilométrica e muita movimentação na região do Garcia.

Em Gaspar, as aplicações iniciarão a partir das 8h. Agentes de trânsito auxiliarão a ação, que disponibilizará mil doses às pessoas acima de 60 anos que ainda não se imunizaram. Os idosos devem levar um documentos com foto.

Para o Secretário de Saúde, Roberto Pereira, o “drive thru” da vacinação, em que não é necessário sair do veículo para receber a dose, não é comum, mas no momento da pandemia do novo coronavírus é a solução mais eficaz.=

— Orientamos constantemente nossos idosos a não saírem de casa, por isso adotamos este sistemas, pois primamos pela segurança dos nossos pacientes e dos nossos profissionais, já que dessa forma evitaremos a circulação desse público nas ruas e a aglomeração — ressalta.

Os moradores do bairro Centro devem procurar a Policlínica Municipal, localizada no bairro Sete de Setembro para a vacinação, que acontece no terceiro andar, das 8h às 12h e das 13h às 16h. A vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos irá providenciar a limpeza do terminal antes da vacinação. O produto para higienização foi doado por uma empresa de Brusque e é o mesmo utilizado na em UTI’s.

Campanha Nacional de Vacinação

Conforme o Ministério da Saúde, na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão contempladas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), população indígena e portadores de condições especiais.

Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde.