O último fim de semana foi de interação e de muita parceria para os produtores de cachaça de Santa Catarina. Isso porque entre os dias 10 e 13 de novembro eles participaram do primeiro Festival Cultural da Cachaça, que aconteceu em Criciúma. Durante os quatro dias de feira, centenas de pessoas participaram da programação, que incluiu degustação de cachaças artesanais, shows, teatros, feira de negócios e muita gastronomia.
O último dia de feira foi marcado por muitos negócios e também pela esperada competição de degustação a cegas. Neste quesito, a Cachaçaria Moendão, de Gaspar, recebeu o troféu de primeiro lugar. “Essa premiação nos motivou ainda mais a continuar com a história centenária da nossa família. É a primeira vez que participamos de um evento desse porte e percebemos que a cachaça vem, cada vez mais, ganhando popularidade e status entre os brasileiros”, afirma o empresário Carlos Rogério Schmitt, que participou da feira ao lado do filho, Adriano Schmitt.
História
A cachaça está na família Schmitt há gerações e é conhecida em toda região por sua qualidade. Sua história iniciou em 1890, pelo avô de Calinho, Pedro Schmitt Junior, que decidiu montar um alambique para aumentar a renda da família. A aposta deu certo e a cachaça passou a fazer parte da história da família.
A Cachaçaria Moendão foi fundada em 1988 e vem crescendo através da qualidade e tradição familiar. Com diversas opções de cachaça, conta com opções que agradam a todos os paladares.
A Cachaçaria Moendão está localizada na Rodovia Jorge Lacerda, no bairro Poço Grande, e possui uma loja com venda de cachaça e variadas decorações e uma lanchonete, com venda de pastéis, calco de cana e demais guloseimas. O atendimento acontece de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h. Aos domingos, é aberta apenas a loja. As cachaças produzidas pela Cachaçaria Moendão são comercializadas também pelo site www.moendao.com.br.