Geislon Tiago Rodrigues lança livro “Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau”, no dia 7 de abril

0

Geislon Tiago Rodrigues lança livro “Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau”, no dia 7 de abril

O evento ocorre na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, em Blumenau, das 17h às 20h, com entrada gratuita e aberta à comunidade

Memórias, desenhos, rótulos, história e arte. No dia 7 de abril, Geislon Tiago Rodrigues lança o livro Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, em Blumenau. A entrada é gratuita e aberta ao público e o evento ocorre das 17h às 20h. Com texto de apresentação e coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster e projeto e pesquisa de Geislon Tiago Rodrigues, o livro é um registro da vida e da obra do imigrante alemão Bernard Scheidemantel, precursor da história da propaganda em Blumenau e da fotografia na região do Vale do Itajaí. O livro Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

Segundo Geislon Tiago, Bernard Scheidemantel foi um grande artista que chegou em Blumenau nove anos após a fundação da Colônia, em 1859. “Ele veio com seus pais para exercer a profissão de litógrafo/desenhista. Foi o primeiro fotógrafo do município e fundador do jornal Immigrant, que circulou entre os anos de 1883 e 1891”, explica. A ideia de escrever o livro sobre o imigrante surgiu em 2006, durante as pesquisas de um trabalho acadêmico no Arquivo Histórico de Blumenau. “Fiquei encantado pela visão dele de criar o próprio portfólio no ano de 1860 e de reunir ali grande parte do seu acervo de rótulos e desenhos desenvolvidos para os mais diversos segmentos”, comenta Rodrigues.

Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau reúne documentos centenários, alguns com cerca de 150 anos ou mais. “O imigrante alemão era um homem inteligente, crítico, de humor peculiar e extremamente talentoso. Muitos relatavam que ele conseguiu inclusive atenuar, com bom humor, as disputas, as desavenças e as dificuldades na época da Colônia, fazendo-se ouvir e, em vários momentos, construindo uma crítica forte apenas com os traços de seus desenhos”, comenta a jornalista, pesquisadora e produtora cultural, Soila Freese.

“Desde 1860, ele reuniu seus principais trabalhos como desenhista e litógrafo em um álbum que sobreviveu ao tempo e que agora está imortalizado nas páginas deste livro que também traz fotos, desenhos e outros materiais de pesquisa do imigrante. Scheidemantel deixou sua marca pioneira, artística e crítica na história da Colônia Blumenau”, conclui Soila.

De abril a junho, deste ano, em Blumenau, ocorrerá exposições do material histórico do livro Bernard Scheidemantel. De 10 de abril a 10 de maio, no Mausoléu Dr. Blumenau, e de 15 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural da Vila Itoupava. No dia 17 de abril o autor do livro também fará noite de autógrafos na Livraria Universitária da FURB, das 19h30 às 21h30h. “A exposição é um complemento para o livro, e, consequentemente, uma forma mais prática de levar ao conhecimento de mais pessoas a história de Bernard. Os desenhos estarão expostos e mesmo quem não possui o livro vai poder conhecer um pouco mais sobre os seus trabalhos”, diz Rodrigues.

CARL BERNHARD SCHEIDEMANTEL
Nasceu em 3 de dezembro de 1834, em Braunsdorf, localidade próxima a Merseburg, Sachsen-Anhalt, Alemanha. Veio para o Brasil em 1859 e se instalou na Colônia Blumenau na companhia dos pais, Gottfried Scheidemantel e Johanna Rosine, e do irmão Ernst. Em 16 de fevereiro de 1862, casou-se com Agnes Müller. Scheidemantel era um exímio desenhista e bom tipógrafo. É considerado o precursor da fotografia na região do Vale do Itajaí, fazendo valiosos registros da colônia, suas atividades, pessoas e acontecimentos. Em 1883, fundou o jornal Der Immigrant, um dos mais importantes da Colônia Blumenau, que foi fechado em 6 de abril de 1891, pelo próprio Scheidemantel.

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

SERVIÇO
Lançamento do livro Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, por Geislon Tiago Rodrigues
7 de abril, das 17h às 20h
Na Livraria Blulivro, Shopping Park Europeu, piso térreo (Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600, bairro Itoupava Norte)
Valor do livro: R$ 24,90
Entrada gratuita e aberta à comunidade
Coordenação editorial: Soila Freese
Designer e capa: Roberto Lanznaster

EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL
Mostra de material histórico do livro Bernard Scheidemantel
10 de abril a 10 de maio, no Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau/SC)
15 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural da Vila Itoupava (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 16230 – Itoupava Central, Blumenau/SC)
Entrada gratuita e aberta ao público