Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Geólogos de SC orientam desocupações no Vale dos Vinhedos após inundações no RS

Profissionais da Associação Geológica de SC realizaram 120 vistorias em 89 locais na região como parte da Ação Voluntária coordenada do CreaSul 

Passada a fase mais crítica da maior tragédia climática no Rio Grande do Sul, marcada por resgates, acolhimento de vítimas e atendimento médico e psicológico, é hora de planejar e executar a reconstrução do Estado. As chuvas intensas afetaram 478 dos 497 municípios gaúchos, deixando centenas de milhares de residências sem acesso a água tratada e energia elétrica.

A união de esforços entre entidades e profissionais da engenharia, agronomia e geociências, através do Confea e CreaSul (Creas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), tem sido essencial para garantir uma reconstrução eficiente e duradoura. A expertise técnica e a dedicação dos envolvidos são cruciais para a recuperação do estado.

Nesse contexto de reconstrução, os geólogos da Associação Geológica de Santa Catarina (AGESC), em colaboração com o CREA-SC, realizaram inspeções na cidade de Santa Tereza, no Vale dos Vinhedos, às margens do Rio Taquari, em três momentos distintos no período de um mês.

O geólogo Edes Marcondes do Nascimento, que conduziu parte das inspeções, ressaltou os desafios encontrados: “Em muitas áreas, tivemos que recomendar a desocupação de habitações devido aos riscos iminentes. Também orientamos ações e obras necessárias para evitar deslizamentos futuros. Nosso foco sempre será a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente”.

A pedido da prefeita Gisele Caumo, a primeira visita ocorreu entre 15 e 22 de maio, conduzida pela geóloga Germaine Aline Bernhardt. Posteriormente, de 28 de maio a 5 de junho, e novamente de 11 a 14 de junho, as inspeções foram realizadas pelo geólogo Edes Marcondes do Nascimento.

Durante essas visitas, foram realizadas mais de 120 vistorias em 89 locais, abrangendo áreas urbanas e rurais. As inspeções incluíram residências, rodovias, estradas vicinais e plantações, com foco em culturas de milho, cana-de-açúcar e parreirais. Além disso, dezenas de encostas com deslizamentos e/ou início de deslocamento de massa foram avaliadas.

O presidente do CREA-SC, Kita Xavier, destacou a importância dessas inspeções: “Nossa prioridade é garantir a segurança das comunidades. A colaboração entre CREA-SC e AGESC tem sido fundamental para identificar riscos e sugerir ações preventivas. Estamos comprometidos em continuar este trabalho para preservar vidas e minimizar danos às propriedades”.

Fotos: Divulgação

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer