O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, visitou nessa sexta-feira as obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado. Na oportunidade, autorizou mais R$ 23 milhões para licitar a compra de equipamentos, mobiliário e climatização. O espaço recebeu investimentos dos governos federal, estadual e municipal, até o momento, no valor de R$ 89 milhões e está previsto para atender a população a partir de 2017.
Colombo destacou que 12% do PIB em Santa Catarina vem do turismo e para manter a atividade é importante desenvolver algumas estratégias. “O nosso processo de desenvolvimento do turismo precisa necessariamente investir na baixa temporada. E esse centro de eventos vai permitir que o Estado seja sede de eventos de grande porte, já que será o maior do Sul do Brasil. Vai ter um impacto muito positivo na economia da região e sobretudo no potencial turístico melhor aproveitado”.
Na primeira etapa, que está sendo finalizada, foram executados os procedimentos para a fundação e concretagem. Agora, a obra entra na etapa de implementação da estrutura metálica, o que corresponde a 40% da obra. Com a liberação de novos recursos será possível a aquisição de elevadores, escadas rolantes, todo mobiliário e o sistema de climatização.
“A obra está adiantada e segue um cronograma bem significativo de execução. Iniciamos uma das principais fases na estruturação da parte metálica, com mais de duas mil toneladas de aço. Outro detalhe é que a construção respeita as regras de sustentabilidade, que também vai ajudar na redução de energia elétrica”, disse o secretário Filipe Mello.
Para Mello, esse será um dos principais equipamentos turísticos e culturais para geração de eventos e negócios do Sul do país. “Sem dúvida nenhuma essa obra vai transformar a realidade local e vai permitir que Santa Catarina faça parte do rol dos estados mais bem preparados para receber os principais eventos, que para nós é muito importante”.
A estrutura foi desenvolvida com tecnologias inovadoras, que constituirão o maior vão livre do Sul do Brasil, o que significa que o pavilhão terá 96 metros, sem colunas. No local haverá espaços para exposições, lojas, salas para convenções, estacionamento e praça de alimentação e serviços. No total, serão 33,5 mil metros quadrados construídos às margens da BR 101, km-137, no terreno onde está localizado o zoológico da Santur.
“É uma obra esperada há muitos anos e para ser concretizada fizemos uma reengenharia orçamentária financeira para investir nessa estrutura. Com certeza vai trazer uma grande oportunidade de empregabilidade, melhoria de renda e um aquecimento econômico para a cidade”, enfatizou o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito.
A obra está sendo executada pela empresa catarinense Salver Construtora e Incorporadora Ltda., de Ituporanga, vencedora do processo licitatório.