Nesta quarta-feira (28), foi realizado no Gabinete do Prefeito, Edson Renato Dias, Piriquito, a cerimônia de entrega dos certificados aos guardas que realizaram a formação e integram a primeira turma do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Balneário Camboriú. A data marca também o início dos trabalhos deste novo grupamento.
Na presença do Secretário de Segurança, Geraldo Barizon Filho, da Secretária do Meio Ambiente, Osnilda Nena Amorim, do Secretário de Administração, Paulo Milton dos Santos Júnior e demais autoridades e convidados, os 27 guardas do Grupo de Proteção Ambiental receberam seus certificados das mãos do Prefeito Edson Piriquito. “A Guarda Municipal vem se aprimorando desde a sua criação, o GOP foi um avanço, como a criação do K-9, e agora teremos mais um passo com o Grupo de Proteção Ambiental, pois com ele além de um serviço de segurança pública será prestado um serviço de cuidado com o meio ambiente”, afirmou o prefeito.
Criado por Decreto Municipal em julho deste ano, o Grupamento de Proteção Ambiental tem como principal objetivo coibir crimes ambientais no município e prestar apoio à Secretaria de Meio Ambiente e ao Departamento de Contenção da Ocupação Irregular e Degradação Ambiental (DCOI). “Devido às solicitações de apoio da Secretaria de Meio ambiente e do DCOI, que algumas vezes atuam em ambientes hostis, vimos a necessidade de um grupo especializado nesta área e tivemos a iniciativa de criar este grupamento para dar apoio na proteção ao meio ambiente”, explica a comandante da Guarda Municipal, Taís Baruffi.
O município de Balneário Camboriú é conhecido por seus arranha-céus, mas a natureza também está presente em todos os pontos da cidade, seja na figura das nove praias distribuídas pela cidade ou pela mata Atlântica que ornamenta toda a costa. Para o Secretário de Segurança, Geraldo Barizon Filho, é natural que uma cidade com as características de Balneário Camboriú possua um grupamento de proteção ambiental. “Balneário Camboriú tem uma riqueza natural muito grande e é dever da Guarda Municipal proteger todos estes bens naturais, por isso a importância deste novo grupamento, coibir o crime ambiental é fundamental para preservação do meio ambiente”, afirma o Secretário Barizon Filho.
O Grupo de Proteção Ambiental atuará com duas guarnições diariamente, uma manterá base fixa na base da Praia do Estaleiro e outra permanecerá em rondas preventivas. Além dos trabalhos que serão desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, órgão municipal responsável pela fiscalização ambiental, o grupo de Proteção Ambiental também atenderá ocorrências recebidas via Central de Operações e Monitoramento, pelo telefone 153.