Guardas Municipais concluíram nesta quarta-feira (29), o curso de Preservação de Local de Crime, ministrado por profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP/SC). As aulas foram dadas nos dias 6, 7, 28 e 29 de junho com participação de 75 guardas, divididos em duas turmas.
O curso foi realizado no Centro Educacional Municipal Ariribá e ministrado por Cássio Ricardo Marques, perito criminal, e Francine Rodrigues Machado, auxiliar criminalístico, ambos do IGP. As disciplinas ministradas envolvem: organização do IGP; legislação atual e conceitos de local de crime; locais de crime; preservação de local de crime e realidade atual.
Conforme a Comandante da Guarda Municipal, Tais Baruffi, o curso foi solicitado ao IGP pelo comando da GM e o objetivo do treinamento é a qualificação da corporação, visando a preservação e a integridade dos vestígios para o auxílio do trabalho pericial. “Conforme a lei 13.022, de 8 de agosto de 2014, cabe aos guardas encaminhar ao delegado de polícia, diante do flagrante do delito, o autor da infração, preservando o local do crime”, explica Baruffi. “Além do conteúdo repassado durante as aulas, tivemos a oportunidade de saber um pouco mais sobre o dia a dia dos profissionais do instituto, o que eles fazem e qual é a nossa competência neste cenário. Nos aproximamos mais e colocamos o serviço da Guarda Municipal a disposição do IGP”, conclui a comandante.
Para o Guarda Municipal Édio Carlos Barbosa, “a instrução IGP foi muito válida e pontual, pois levantou vários aspectos do local do crime e o mais importante sobre o isolamento e preservação da cena. Deu ciência aos Guardas Municipais quais procedimentos cabíveis ao se deparar com local de crime que necessita de perícia”.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Segurança
Texto: Liliane Peres Giacomello