Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Guardas Patrimoniais recebem treinamento sobre comunicações operacionais

Guardas Patrimoniais recebem treinamento sobre comunicações operacionais

Como parte dos avanços da Secretaria de Segurança, a Guarda Patrimonial está recebendo seus primeiros rádios comunicadores, além de contar com um operador específico na Central de Operações 153. Na manhã desta quarta-feira (18), os guardas patrimoniais receberam capacitação de comunicações operacionais para a utilização do sistema de rádios.

Serão vinte rádios HT distribuídos em cada um dos postos em que a Guarda Patrimonial atua. Dentre eles estão a Prefeitura, Passarela da Barra, UPA, Posto Central, Secretaria de Obras, Casa das Anas, Casa do Adolescente e outros. “Estamos qualificando os guardas para utilizarem ele da maneira correta. Assim, terão um canal de comunicação ágil e eficiente para responder as situações que presenciam”, explica o diretor da Guarda Patrimonial, Cleberson Francisco Schneider. O sistema de rádios deve entrar em operação em menos de trinta dias.

Na capacitação teórica, foram repassados aos guardas os protocolos do alfabeto fonético e a Linguagem do Q, a qual existe desde 1959 como forma de padronização internacional de comunicação. Por ser uma frequência homologada de segurança e existir um padrão de comunicação dentro da Central de Operações 153, os guardas deverão se adaptar a estes protocolos. Para isso, na próxima semana, irão participar da parte prática da capacitação.

“Já havia a intenção de repassar o equipamento próprio do município para outras entidades que necessitam de comunicação, que antes eram desprovidos. Iniciamos então um processo de migração e capacitação para os guardas patrimoniais”, explica o diretor da Central de Operações 153, Heduard Carlos da Silva. Segundo ele, este repasse dos equipamentos trará vários benefícios. “Para a administração, teremos um controle maior dos postos e das ocorrências. Para os guardas, será suprida a necessidade de comunicação com urgência, despacho e do contato direto com a Central 153”, disse.

Para os guardas patrimoniais, a estrutura contará com duas canaletas. Uma será utilizada para comunicações de serviço, como abertura de quilometragem de viatura, e a segunda será para ocorrências, onde irão comunicar os atendimentos emergenciais ou não.

________________________
Informações Adicionais:

Bombeiros Voluntários
(47) 99997-1010

Posts Relacionados

Avenida Brasil ganhará iluminação natalina em quase 3 quilômetros de extensão

Águas de Camboriú aborda obras de travessia da adutora e esgotamento sanitário durante reunião com comunidade

Balneário Camboriú recebe duas press trips internacionais nos próximos dias

Arquitetura viva: projeto do primeiro ‘edifício-árvore’ do país é apresentado em Balneário Camboriú, SC

Fernando Seabra palestra no Balneário & Camboriú Business Summit

Apenas dois pontos da Praia Central de Balneário Camboriú estão próprios para banho, aponta IMA

Marisa Zanoni lança série que contará os bastidores da campanha à prefeitura de Balneário Camboriú

Feriadão terá 2ª edição do Café nas Alturas em Balneário Camboriú

Feira de Vinil chega ao Atlântico Shopping em Balneário Camboriú neste final de semana

Centenas de pessoas aproveitam serviços gratuitos em Camboriú durante a primeira edição do Prospera – um movimento pelo cuidado com a vida