Guardas Patrimoniais recebem treinamento sobre comunicações operacionais
Como parte dos avanços da Secretaria de Segurança, a Guarda Patrimonial está recebendo seus primeiros rádios comunicadores, além de contar com um operador específico na Central de Operações 153. Na manhã desta quarta-feira (18), os guardas patrimoniais receberam capacitação de comunicações operacionais para a utilização do sistema de rádios.
Serão vinte rádios HT distribuídos em cada um dos postos em que a Guarda Patrimonial atua. Dentre eles estão a Prefeitura, Passarela da Barra, UPA, Posto Central, Secretaria de Obras, Casa das Anas, Casa do Adolescente e outros. “Estamos qualificando os guardas para utilizarem ele da maneira correta. Assim, terão um canal de comunicação ágil e eficiente para responder as situações que presenciam”, explica o diretor da Guarda Patrimonial, Cleberson Francisco Schneider. O sistema de rádios deve entrar em operação em menos de trinta dias.
Na capacitação teórica, foram repassados aos guardas os protocolos do alfabeto fonético e a Linguagem do Q, a qual existe desde 1959 como forma de padronização internacional de comunicação. Por ser uma frequência homologada de segurança e existir um padrão de comunicação dentro da Central de Operações 153, os guardas deverão se adaptar a estes protocolos. Para isso, na próxima semana, irão participar da parte prática da capacitação.
“Já havia a intenção de repassar o equipamento próprio do município para outras entidades que necessitam de comunicação, que antes eram desprovidos. Iniciamos então um processo de migração e capacitação para os guardas patrimoniais”, explica o diretor da Central de Operações 153, Heduard Carlos da Silva. Segundo ele, este repasse dos equipamentos trará vários benefícios. “Para a administração, teremos um controle maior dos postos e das ocorrências. Para os guardas, será suprida a necessidade de comunicação com urgência, despacho e do contato direto com a Central 153”, disse.
Para os guardas patrimoniais, a estrutura contará com duas canaletas. Uma será utilizada para comunicações de serviço, como abertura de quilometragem de viatura, e a segunda será para ocorrências, onde irão comunicar os atendimentos emergenciais ou não.
________________________
Informações Adicionais:
Bombeiros Voluntários
(47) 99997-1010