HBSIS investe em internacionalização e deve fechar 2018 com mais de 100 novos contratados
Equipes alocadas na sede, em Blumenau (SC), e nas unidades de Campinas (SP) e Maringá (PR) somarão aproximadamente 500 profissionais. Previsão de investimentos na plataforma de soluções logísticas da companhia é de R$ 5 milhões até o fim do ano e projetos pilotos também já estão acontecendo em cinco países da América Latina
A cada um dia e meio de expediente, uma nova pessoa é contratada na HBSIS. Tem sido assim nos últimos meses na empresa de tecnologia, que é especializada em outsourcing e sistemas para as áreas de logística e vendas. Além de novos clientes no país, a marca começa também a expandir a atuação para a América Latina e prevê fortalecimento no continente. Até o fim de 2018 a previsão de investimento na plataforma de soluções logísticas, que engloba oito sistemas integrados atuando desde a gestão de entregas e rotas até o gerenciamento de documentos, é de R$ 5 milhões.
Em 2017 a companhia, que tem sede em Blumenau (SC), consolidou também a unidade paulista, além de abrir mais uma célula, dessa vez em Maringá (PR). Foram 64 novos contratados e atualmente o banco de currículos chega a 10 mil candidatos. Ações como eventos de aproximação com universidades contribuíram para o resultado. Em 2018, o número de novos profissionais deve ser de cerca de 80 pessoas.
“Sem dúvidas estes últimos 12 meses foram essenciais em relação ao setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Conquistamos o selo da Great Place to Work, que avalia os melhores lugares para trabalhar no país. Ao todo, quase 80% dos profissionais da empresa avaliaram o ambiente como ótimo. Além disso, continuamos investindo em programas de capacitação e de inclusão”, avalia Michelle Tribess, da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da companhia.
Em 2017 a HBSIS ampliou também a contratação de pessoas com deficiências físicas ou cognitivas em 75%. Entre as ações para garantir a inclusão dessas pessoas, esteve a criação de grupos que passaram por cursos de Libras. A Língua Brasileira de Sinais, considerado o segundo idioma oficial do Brasil, hoje já é comum na rotina das equipes.
Internacionalização ganha força na empresa
Depois de implantar projetos pilotos no México, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Argentina, a companhia segue confiante na expansão dos negócios para fora do país. A entrada no exterior aconteceu depois que a solução de gerenciamento de estoque em fábricas e armazéns, o WMS desenvolvido HBSIS, foi premiado mundialmente por uma indústria global de bebidas, que é um dos principais clientes da empresa.
“Com esse reconhecimento, unidades de outros países viram que o sistema poderia auxiliá-los também. Assim, alocamos uma equipe que se dividiu entre essas nações e o Brasil e apoiaram a implantação nestas unidades. Contribuímos, inclusive, com a utilização de boas práticas de logística comuns no Brasil nestes locais. O nosso know-how no setor garantiu um bom resultado nos trabalhos”, avalia Humberto Matesco, CEO da HBSIS. De acordo com o executivo, 20% da equipe ligada ao WMS está alocada full time nas oportunidades internacionais.
O crescimento da atuação na América Latina também teve um desafio: o domínio de um segundo idioma. Por isso a HBSIS está investindo na formação de profissionais bilíngues. Aulas de inglês e espanhol já são ofertadas, inicialmente para 40 participantes. Além disso, a liderança da companhia passa por processos de coaching frequentes, assim como há a preparação de gestores para possíveis sucessões. “Compartilhar é essencial e a gestão de pessoas tem nos ensinado muito isso. Estamos conseguindo formar equipes cada vez mais focadas e com qualidade de vida dentro da empresa graças a estes investimentos”, finaliza Humberto.