Hospital Regional de Araranguá pode entrar em greve hoje

0

Funcionários do Hospital Regional de Araranguá, podem cruzar os braços neste sábado (8), a partir da 0h. Com histórico de atraso nos salários, segundo sindicato, a unidade de saúde ainda não pagou o mês de março e se o valor não for depositado até 23h59min desta sexta-feira, dia 7, os servidores entram em greve. A paralisação segue até que o pagamento seja normalizado.

Técnicos de enfermagem, trabalhadores do setor de limpeza e recepção do Hospital Regional de Araranguá entrarão em greve. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Criciúma e região (SindiSaúde), a adesão é grande. “Todo mês estão atrasando os salários e a informação dada é que o atraso ocorre porque o Estado também atrasa o repasse,” explicou João Estevam, presidente da entidade.

Por determinação legislativa, nesses casos, os hospitais operam com pelo menos 30% do corpo funcional. As unidades de urgência, emergência e UTI funcionam normalmente.

Segundo o presidente do SindiSaúde, João Batista Estevan, desde 2011, os funcionários do hospital convivem com o atraso de salários e, por isso, têm paralisado as atividades.

A decisão de greve, foi adotada durante uma assembleia geral do SindiSaúde realizada no ano passado, que decidiu que se o problema voltasse a ocorrer, os funcionários entrariam em greve. “De lá pra cá, todos os meses, antes do 5º dia útil, a administração do hospital recebe um ofício do sindicato alertando para esta deliberação”, diz João

A Revista W3 entrou em contato com a SPDM, organização paulista que administra o hospital, mas até a publicação desta reportagem não recebeu um posicionamento.