Hospital Ruth Cardoso realizou duas captações de órgãos em 2025

0

Cirurgias foram realizadas na segunda e quarta-feira

A equipe do Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, realizou duas cirurgias para captação de órgãos em 2025. A mais recente delas aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), quando foram captados rins e córneas, de um homem, de 43 anos. O paciente teve sua morte encefálica confirmada no fim da tarde desta terça-feira (14), e os órgãos foram devidamente encaminhados, via terrestre, para a Central de Transplantes, em Florianópolis.

Já o primeiro procedimento, foi realizado na segunda-feira (13) quando foram captados os rins e o fígado de uma mulher, de 31 anos, que teve sua morte encefálica confirmada no domingo (12). A paciente era moradora do município de Itapema. Foram captados os rins e o fígado , este foi transplantado em um paciente em Blumenau; já os rins foram direcionados para a Central de Transplantes, em Florianópolis. Ambos os translados foram feitos via terrestre.

Desde o dia 1º de janeiro foram três mortes encefálicas com possibilidade de captação de órgãos registradas no Ruth Cardoso. Destes, apenas um houve recusa por parte dos familiares. “O Ruth Cardoso já foi referência em captação de órgãos, sendo inclusive premiado. Agora, no decorrer deste ano, faremos capacitação da equipe, para que mais vidas sejam salvas”, ressalta a diretora-geral do hospital, Andressa Hadad.

Em 2024, das 11 captações possíveis, houve apenas a recusa de três casos, totalizando oito cirurgias para a doação de órgãos.

Abordagem familiar

O possível doador é aquele paciente que tem uma lesão neurológica grave e está respirando com a ajuda de aparelhos (em ventilação mecânica). Importante ressaltar que a doação de órgãos só é abordada com os familiares após a equipe médica realizar todos os testes necessários e confirmar o diagnóstico final de morte encefálica. Quando acontece o aceite para a captação de órgãos iniciam-se então os processos. Existe uma equipe específica para a abordagem das famílias, formada por psicólogo, enfermeiro, assistente social, médico intensivista e equipe cirúrgica.

Números – Hospital Ruth Cardoso

2024 (janeiro a dezembro)
* 11 entrevistas para doação
* 8 aceites
* 3 recusas

2025 (entre os dias 1º e 15 de janeiro)
* 3 entrevistas
* 2 aceites
* 1 recusa
________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Secretaria Municipal de Comunicação
(47) 3267-7197
Texto: Kassia Dalmagro
Foto: Arquivo PMBC