Hospital Santa Isabel – Blumenau possui planos de contingência para situações adversas

0

Instituição investiu em capacitação para atuar com agilidade em incidentes graves
Referência médica em Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel — Blumenau vem se notabilizando por uma característica em especial: a capacidade de atender grandes demandas em virtude de tragédias, como enchentes e enxurradas, e acidentes que envolvam número considerável de vítimas. Para estas situações adversas, a instituição se preparou e conta com diferentes planos de contingência para cada caso, que mobilizam diversas áreas do hospital.

 

O setor de Qualidade do HSI é responsável por orientar as diversas áreas envolvidas na elaboração desses planos, que vão além das situações citadas anteriormente. Há planos para outros cenários, como falta de sangue, queda de energia e desabastecimento de água. A preparação da equipe é minuciosa e estimula proatividade dos colaboradores. Por exemplo, o Comitê de Gestão de Crise, grupo responsável pela condução de situações adversas, acompanha o monitoramento do nível do Rio Itajaí através do AlertaBlu. Em caso de uma alta e possibilidade de enxurrada, há uma série de ações a serem tomadas para preparar o atendimento de possíveis vítimas.

 

“Incidentes e catástrofes ocorrem de repente, mas nós não podemos perder a agilidade e, muito menos, agir com improviso nestes momentos. Todos os nossos colaboradores são treinados e sabem como agir em cada tipo de situação. Essa preparação e organização são fundamentais para salvar vidas e oferecer o atendimento e estrutura necessários em momentos de alta complexidade”, afirma Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel.

 

Recentemente, o HSI recebeu 12 pacientes do acidente ocorrido com um caminhão do exército na região. O atendimento a este tipo de evento exigiu um plano ágil e estruturado para acolher as vítimas de forma emergencial e simultânea.

 

O Hospital

Desde 1909, o Hospital Santa Isabel se dedica ao cuidado humanizado de seus pacientes. No início desta trajetória centenária, a instituição atendia moradores da região de Blumenau que precisavam dos cuidados médicos do Dr. Ernst Sappelt. Hoje, firmado como unidade hospitalar referência em procedimentos de alta complexidade, pioneiro em diversos segmentos da medicina e auxiliado pela mais alta tecnologia, o Hospital Santa Isabel é reconhecido em todo o país pelo atendimento​ humanizado, cirurgias complexas de urgência e emergência, procedimentos eletivos, transplantes de órgãos e cirurgia robótica. O Hospital Santa Isabel é uma entidade filantrópica pertencente à Rede Santa Catarina que atua com a missão de acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida.

 

A instituição atende 46 especialidades médicas, contemplando pacientes de Planos de Saúde e Convênios, Particulares e através do Sistema Único de Saúde. Num espaço de mais de 28 mil m², a unidade hospitalar conta com o único heliponto da região homologado pela ANAC, que recebe aeronaves de até 6 toneladas para transporte de pacientes e órgãos para transplantes.

 

Para atendimento ao paciente, a instituição é formada por uma Equipe Multidisciplinar altamente capacitada, formada por Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros e Médicos. Para apoio ao atendimento hospitalar, o hospital conta com Assistentes Sociais, Cozinheiros e Copeiros, profissionais de Higienização e Limpeza, Lavanderia, profissionais de Manutenção e equipes qualificadas no Setor Administrativo.

Foto: Gabriel Silva/Comunicação HSI