Idosos de Camboriú beneficiários do BPC devem se cadastrar no Cadastro Único
Idosos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem fazer seu cadastramento no Cadastro Único (o mesmo do Bolsa Família e de outros programas de Assistência) ou fazer a atualização do cadastro até 31 de dezembro de 2017. O cadastramento é obrigatório – o idoso que não fizer vai perder o benefício.
A gestora do Bolsa Família e responsável pelo cadastramento em Camboriú, Adriana Francisca, aponta que muitos idosos e familiares confundem este benefício com a aposentadoria. Ela esclarece que é simples diferenciar e verificar a necessidade de cadastramento: o BPC não tem o pagamento de 13º salário.
O BPC é concedido ao idoso ou à pessoa com deficiência que não tem como se sustentar, pois a família tem renda inferior a 25% do salário mínimo por pessoa da casa. O cadastro para pessoas com deficiência beneficiárias também está sendo feito, mas o prazo neste caso é maior: até dezembro de 2018.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado, explica que os idosos beneficiários têm procurado fazer o cadastro ou a atualização dos dados, mas ela reforça a importância de ter o cadastro em dia. “Sabemos que é um benefício essencial, porque vem para atender exatamente aos idosos com mais vulnerabilidade social e queremos garantir que todos continuem recebendo o benefício”, defende a secretária.
Para isso, a equipe tem entrado em contato com todos os beneficiários que têm o cadastro. Além disso, a assistente social tem feito visitas e agentes comunitários de Saúde também vão colaborar com a divulgação entre os idosos de cada bairro para aqueles que ainda não se cadastraram.
Onde fazer o cadastro e documentos necessários
Pessoas que recebem o BPC e moram nos bairros Monte Alegre, Taboleiro e Conde Vila Verde devem fazer o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica na Rua Monte Neblina, número 400, bairro Monte Alegre. Devem procurar o setor de Bolsa Família, que atende de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas.
Idosos e pessoas com deficiência beneficiários que residem nos demais bairros da cidade devem ir até a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (na Rua Presidente Costa e Silva, 329, Centro) de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas.
Para o cadastro, é preciso apresentar documentos de toda a família (todas as pessoas que moram na casa): RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Além disso, comprovante de residência (preferencialmente conta de luz, porque os beneficiários tem direito a tarifa social). No caso de ter menores de idade, também Certidão de Nascimento e Atestado de Frequência Escolar.