IFC busca recursos para reparar danos causados pelo ciclone no campus Camboriú

0

Após ser atingido pelo ciclone, no dia 30/06, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está em fase de reparo dos estragos causados pelo desastre no Estado, que já foi considerado o pior fenômeno do gênero em Santa Catarina.

De acordo com a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei de Fátima Albino, a reitora, Sônia Fernandes, e o pró-reitor de administração do IFC, Stefano Moraes Demarco, visitaram o campus para verificação dos danos causados. “A gestão do IFC já está buscando recursos junto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) para conseguir reparar os estragos causados pelo ciclone”, destacou a diretora.

O diretor do departamento de infraestrutura e produção, Lairton Luiz Rozza, ressaltou que, de maneira geral, os maiores danos foram em telhados, forros, toldos, rufos, janelas e portas de vidro, queda de árvores e problemas em equipamentos eletrônicos. “O setor de engenharia do campus realizou um levantamentos nos telhados danificados e o departamento de compras já está em processo de orçamento para conseguirmos efetuar a aquisição da telhas. O início da manutenção depende do prazo de aquisição dos materiais e contratação da mão de obra, o que acredito que serão necessários, pelo menos, 90 dias para conclusão do conserto dos telhados”, afirmou. Segundo a diretora-geral, somente para a parte de toldos e telhados foi estimado um custo de mais de R$ 260 mil reais.

Para a segunda etapa da reforma, o IFC Camboriú ainda está em fase de levantamento de orçamentos e ainda não há uma conclusão do valor total do prejuízo. Os estragos também atingiram a rede elétrica e alguns blocos que precisarão ser reformados integralmente. “Estes blocos não temos previsão para entrega da reforma”, destacou.

Muitas árvores também foram destruídas e o campus contou com um mutirão de servidores e terceirizados para fazer a limpeza do local. O plano de reflorestamento da área será realizado pelo Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do campus.