IFC Campus Blumenau promove eventos científico e cultural abertos à comunidade externa

0

De 11 a 13 de setembro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau promove a IX Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec), um evento científico e cultural em que estudantes e servidores do campus compartilham seus projetos com a comunidade interna e externa. É necessário que os participantes se inscrevam para receber o certificado do evento. A inscrição é gratuita, e ocorre pelo site: https://centraldeeventos.ifc.edu.br/mepec2025/

A programação traz amplo leque de atrações nos três dias de evento, com apresentação de 145 trabalhos científicos, com temas que vão de Prótese Ortopédica Transtibial à Biblioteca Virtual Geek.  Destes, 121 são no formato de pôster e 24 em apresentação oral. A abertura do evento será na quinta-feira (11), às 19h, no hall. Na sequência, às 20h10, os convidados poderão acompanhar a palestra Trajetórias Acadêmicas: vivências do presente e do futuro, ministrada pelo professor do IFC Fernando Taques.

Concomitantemente à Mostra, ocorre a 4ª Feira de Arte e Cultura, que traz toda a diversidade cultural presente na instituição. Estudantes, servidores e profissionais terceirizados compartilham suas práticas artísticas voltadas à dança, música, poesia, artes visuais e ao teatro. Ao todo, serão 38 apresentações. No sábado (13/09), das 10h às 12h, a Feira ainda promove um show de chorinho, com o Trio Cocada. Na programação, há ainda arte em grafite no hall e na parede externa, com artistas convidados.

A Mepec traz na programação também o tema Meio Ambiente, em parceria com o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA). Na sexta-feira (12/09), às 13h20, está prevista uma palestra sobre Água, ministrada pelo operador Paulo Costa Neto, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Blumenau. Também na sexta-feira, a partir das 9h10, os visitantes poderão prestigiar a 3ª Mostra de Produtos do Mestrado ProfETP, com projetos desenvolvidos pelos mestrandos. 

Além das apresentações de projetos científicos e culturais, estão previstas oficinas, que ocorrerão no sábado de manhã (13). Ainda no sábado pela manhã, haverá um bate-papo com os núcleos inclusivos e do Atendimento Educacional Especializado do campus.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, com encerramento previsto para sábado, às 12h. É uma oportunidade para a comunidade externa conhecer não só os projetos, mas também os laboratórios e toda a estrutura da instituição, que está com inscrições abertas tanto para o ensino médio técnico quanto para os cursos superiores. Como é uma instituição pública federal, não paga para estudar no IFC. O campus está localizado na Rua Bernardino José de Oliveira, 81, no bairro Badenfurt.