Há pouco mais de 60 dias do início do restauro, a Igreja Imaculada Conceição, no Centro encerra uma das partes mais delicadas da obra. Na última semana, a Igreja recebeu cobertura com telhas metálicas que a protegerá das águas da chuva. O próximo passo será a consolidação das paredes.
Preparação do canteiro, escoramento emergencial e agora a cobertura com telhas metálicas para que a estrutura não receba água nas paredes nem em seu interior. Estes foram os processos iniciais do Restauro tão aguardado pela Comunidade.
“O trabalho inicial demanda muito cuidado e não é rápido. Toda a parte que envolve telhado ou parede é uma fase delicada, pois podem colocar a obra em risco”, comenta o arquiteto Cláudio Forte Maiolino.
Agora coberta, serão iniciados os trabalhos de retirada das telhas de cerâmica para aliviar a cobertura e na sequencia a consolidação das paredes. A equipe é formada por cinco pessoas entre restauradores, mestre de obras e os profissionais. Outros dois restauradores trabalham na prospecção dos bens integrados como os retábulos (estrutura de madeira) e altares.
Esta é a primeira vez que a Igreja Imaculada Conceição será completamente restaurada. Construída no século XIX pelo afrodescendente Simeão, escravo de Agostinho Alves Ramos, a Igrejinha Velha é o patrimônio mais antigo e mais significativo da história de Itajaí. O restauro está orçado em R$ 2.738.828,20 e deve ser concluído em 24 meses.