A parceria entre a ONG e a Associação Cultural e Comunitária Amigos de Porto Belo foi lançada nesta quinta-feira (9)
O Instituto Araxá, em parceria com a Associação Cultural e Comunitária Amigos de Porto Belo (ACCAPB), lançou nesta quinta-feira, 9, o concurso Juventude Comunica Porto Belo, voltado para alunos do 9º ano do município. O lançamento aconteceu em duas palestras, nos períodos da manhã e da tarde, para mais de 162 alunos da rede municipal. Podem participar do concurso estudantes das escolas Maria Benta, Nair Rebelo e Olinda Peixoto.
Parte do projeto Sua Causa, Nossa Causa, o concurso conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, do Fundo da Infância e Adolescência e da Rádio 98 FM. A ação foi apresentada aos jovens por Joel Eyroff, fundador e diretor de assuntos institucionais do Instituto Araxá, e pelo jornalista Marquinhos Junior, representante da ACCAPB. O evento também contou com a presença da Secretária de Educação, Adriana Aparecida Schimiguel, e da Diretora de Ensino dos Anos Finais/EJA, Katia Waltrick da Costa.
Com início das inscrições em 16 de outubro, o concurso segue até 28 de novembro, aberto para duplas ou trios de estudantes interessados em produzir materiais de comunicação em três formatos: mini documentário, podcast/programa de rádio ou videocolagem. Após inscritos, os estudantes passam por um processo de seleção dos participantes.
Em seguida, acontecem as oficinas de roteiro, captação de imagem e som, edição e mixagem, para preparar os jovens para a produção do material. O resultado final do concurso será divulgado em 28 de novembro, e os vencedores ganharão um programa na Rádio 98FM. O concurso acontece dentro do plano escolar, com apoio dos professores de portu guês e artes das escolas participantes.
“Essa é uma chance para os jovens, sejam eles já interessados em comunicação ou não, terem esse primeiro contato com as ferramentas, os diferentes meios de comunicação e as possibilidades que essa área oferece, com o apoio e a orientação do Instituto Araxá e da ACCAPB para garantir o melhor resultado para eles”, comenta Joel Eyroff.
Para o jornalista Marquinhos Junior, esse é “um momento para os estudantes aproveitarem as oficinas e a produção para descobrirem e desenvolverem habilidades para, futuramente, entrar no mundo do trabalho da comunicação, uma área tão vasta e cheia de oportunidades.”
Os materiais produzidos pelos estudantes no concurso Juventude Comunica Porto Belo serão divulgados nas redes sociais da Associação (@assocamigosportobelo) e do Instituto Araxá (@institutoaraxa).