Instituto Araxá lança projeto audiovisual Arte por Toda Parte: Juventude também quer acesso à cidade

0

Com produção de filmes, oficinas e exibições, o projeto é voltado para a população de Itapema, Porto Belo e Bombinhas

 

O Instituto Araxá dá início a um novo projeto cultural em Itapema e região, o “Arte por Toda Parte: Juventude também quer acesso à cidade”. A iniciativa é viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai e conta com recursos do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com foco no fortalecimento do acesso de jovens às produções artísticas e à formação no campo do audiovisual.

 

O projeto prevê a realização de três filmes em curta e média-metragem: Raízes da Transformação, Cultura em Trânsito e Entre Corpos e Cores. Cada uma das obras abordarão temas ligados à identidade, diversidade e expressão cultural. Além das produções cinematográficas, o Arte por Toda Parte também oferecerá oficinas gratuitas de roteiro, gravação e edição, destinadas a 60 jovens e interessados em conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre o universo audiovisual.

 

Com o objetivo de ampliar o diálogo sobre arte e cidade, o projeto contará ainda com um Cineclube, espaço dedicado à exibição e debate das obras, e com um vodcast (vídeo e áudio), que vai apresentar os bastidores e o processo de produção dos filmes.

 

Segundo o presidente do Instituto Araxá, Diego Cabalheiro, o projeto representa mais um passo na construção de oportunidades de acesso à cultura. “Acreditamos que a arte transforma realidades e amplia horizontes. Com o Arte por Toda Parte, queremos que a juventude se veja como parte ativa da cidade, ocupando espaços de criação e expressão, de forma crítica e consciente”, destacou.

 

Para Joel Eyroff, diretor de assuntos institucionais, o projeto é um caminho para “incluir jovens que, por diferentes razões, não estão presentes nesse meio cultural, seja como parte da produção ou como público dessas obras. Temos orgulho em atuar como um caminho para essa juventude poder acessar esse espaço, além de trabalhar para trazer luz para essas diferentes realidades, muitas vezes pouco destacadas na nossa região.”

 

As atualizações sobre inscrições, exibições, oficinas e o processo de produção serão divulgadas nas redes sociais do Instituto Araxá.