Isabela Sousa quebra hegemonia e vence o Itacoatiara Pro 2016

0

A longa espera chegou ao fim! Após cinco anos finalmente um brasileiro levou o título do Itacoatiara Pro. A responsável pelo feito foi a cearense Isabela Sousa vencendo na decisão a japonesa Ayaka Suziki. Favorita, a tricampeã mundial foi ovacionada pelo público. Muito aplaudido pela torcida local também Alex Uranga, do País Basco, foi o grande campeão entre os homens passando na decisão pelo francês Pierre Louis Costes.

E o domingo foi especial em Itacoatiara. A decisão da organização de deixar as disputas finais para o último dia da janela de espera foi mais do que acertada com ondas de 4-6 pés (1,5 a 2,0m) e formação perfeita na Praia de Itacoatiara. Sendo assim, os melhores atletas do mundo foram mostraram a verdadeira essência do esporte. Isabela Sousa mostrou-se uma verdadeira máquina de competição passando por Sari Ohhara na semi e depois batendo Ayaka Suzuki na final, ambas do Japão.

Na decisão, Isabela começou atrás, com Ayaka achando duas ondas intermediárias. Fria, a cearense não se intimidou e aos poucos foi tirando a diferença. Restando poucos minutos, a atleta do Icaraí achou a onda do título.

 

“Já estava sentindo falta da vitória. Ano passado fui vice-campeã em três etapas e já tinha quase um ano que não vencia no mundial. Começar o ano assim é muito importante. Itacoatiara é muito especial, sempre sou bem recebida e esse ano não foi diferente. Agora é mirar em Arica, que também é uma etapa que nunca venci”, disse a nova líder do Circuito Mundial. Na decisão do terceiro lugar, a japonesa Sari Ohhara superou a canária Alexandra Rinder.

Itacoatiara Pro 2016 2 Itacoatiara Pro 2016 3 Itacoatiara Pro 2016 4 Itacoatiara Pro 2016

 

 

A final masculina colocou frente a frente os dois melhores competidores de todo evento. Mas para chegar à final, Alex Uranga e Pierre Louis Costes enfrentaram uma verdadeira maratona de baterias, caindo três vezes no mar antes da disputa do título. No caminho até o duelo derradeiro, o basco passou por Eder Luciano (BRA), Amaury Lavenhe (REU) e Jeff Hubbard (HAV), enquanto Pierre superou Tanner McDaniel (HAV), Tristan Roberts (AFS) e João Zik (BRA), ambos sempre com somatórios altíssimos.

Na decisão, Alex começou a construir a vitória com um 7,65. Pierre descontou a diferença com um 6,8 e depois achou uma nota 8,75 para seguir vivo na disputa. Porém, em uma bela esquerda, o basco voou alto voltando limpo na melhor onda da final: 9,75 e o título confirmado.
“Hoje era meu dia. Estava muito bem no campeonato todo e as ondas subiram para mim. Estou muito contente com essa vitória. A torcida brasileira me apoiou do começo ao fim, me sinto em casa”, disse Alex. Na disputa do 3º lugar, o havaiano Jeff Hubbard passou pelo atleta local João Zik, que representou muito bem os atletas de Itacoatiara terminando o campeonato na quarta posição.

 

 

Diego Gomes leva na Pro Junior – Antes das finais profissionais, foi para água a final da categoria Pro Junior. Fazendo companhia a sua conterrânea Isabela Sousa, o cearense Diego Gomes também subiu ao lugar mais alto do pódio ao garantir o título da etapa. O chileno Christian Tapia foi o segundo, seguido pelos cariocas Matheus Bastos (3º) e Sócrates Santana, atual campeão mundial da categoria, em quarto.
“Essa vitória é especial demais para mim. No Ceará não temos essas condições de onda e vencer aqui, competindo com o Sócrates e o Matheus, é demais. Amanhã volto para casa e vou tentar ir para o Chile”, disse Diego.

 

Resultados finais

Masculino – Evento Principal

 

1 Alex Uranga (EUK)
2 Pierre Louis Costes
3 Jeff Hubbard (HAV)
4 João Zik (BRA)

 

Feminino

 

1 Isabela Sousa (BRA)
2 Ayaka Suzuki (JAP)

3 Sari Ohhara (JAP)

4 Alexandra Rinder (I.CAN)

Pro Junior
1 Diego Gomes (BRA)
2 Christian Tapia (CHI)
3 Matheus Bastos (BRA)
4 Sócrates Santana (BRA)