Itacaré volta a sediar etapa do World Qualifying Series com status QS1500
Um grande evento promovido pela primeira vez por organizadores da cidade vai marcar a volta de Itacaré ao Circuito Mundial com uma etapa válida pelo World Surf League Qualifying Series na bela Costa do Cacau, litoral sul da Bahia. O QS 1500 South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival está confirmado para os dias 26 a 29 de outubro na Praia da Tiririca e também marcará pontos no ranking sul-americano da WSL South America. Além da competição, o evento também terá shows musicais e diversas atividades educativas de conscientização para a preservação ambiental, visando a conservação e sustentabilidade da Natureza.
O lançamento oficial do South to South apresenta QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival aconteceu na noite da sexta-feira, 25 de agosto, na Pousada Terra Boa, contando com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, do presidente da Associação de Surf de Itacaré (ASI), Marcelo Barros, do diretor geral da WSL South America, Xandi Fontes, que falaram para a imprensa e convidados, sobre a volta de Itacaré ao Circuito Mundial com a única etapa da World Surf League na Região Nordeste do país. O lançamento reuniu autoridades locais, atletas, representantes de diversos segmentos voltados para o turismo e o esporte da cidade, jornalistas e entidades ligadas ao meio ambiente, que estarão desenvolvendo projetos educativos na semana do evento.
O retorno do Mundial de Surf para Itacaré foi concretizado graças ao apoio do prefeito Antônio de Anízio e do assessor de planejamento da prefeitura, Cleber Miranda, que desde o mês de fevereiro vêm se reunindo com representantes da WSL South America, buscando a viabilização e aprovação do evento. Para o atual prefeito de Itacaré, a cidade é hoje conhecida mundialmente graças ao surfe e não poderia continuar de fora do calendário internacional, diante do retorno que grandes eventos trazem para o turismo e a economia do município.
O prefeito Antônio de Anízio destacou o empenho do governo municipal, que iniciou esse projeto em fevereiro, a confiança da WSL na atual gestão da prefeitura, bem como o apoio dos empresários locais e patrocinadores. O diretor geral da World Surf League South America, Xandi Fontes, ficou impressionado com o empenho de toda a cidade e com o potencial turístico de Itacaré, as belezas naturais e a vocação para o surfe, com ondas de qualidade em várias praias. Ele destacou que a administração municipal não mediu esforços para concretizar esse sonho da comunidade de Itacaré, em voltar a receber uma etapa do Circuito Mundial.
Já o diretor geral da MVU, empresa coordenadora do projeto, Marco Lessa, apresentou os detalhes do evento, a logística, as peças publicitárias e adiantou que o Itacaré Surf Sound Festival terá grandes atrações da música brasileira, a serem anunciadas nos próximos dias.
Além disso, várias atividades educativas de preservação ambiental serão promovidas por entidades como Recicla Itacaré, Instituto Floresta Viva, Instituto Baleia Jubarte, Mecenas e Associação de Surf de Itacaré, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação, para estudantes das redes públicas e particulares, mostrando a importância da conservação da Natureza com palestras, coletas de lixo, exposições artísticas e plantio de mudas.
O South to South apresenta QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival foi homologado pela World Surf League como 49.a etapa do WSL Qualifying Series e a quarta válida pelo título sul-americano de 2017 da WSL South America. A competição será realizada nos dias 26 a 29 de outubro na Praia da Tiririca, com transmissão ao vivo pelo www.worldsurfleague.com .