Completando cinco anos seguidos no calendário mundial de bodyboarding, oItacoatiara Pro 2016, terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding da APB, foi confirmado para o mês de junho. Entre os dias 16 e 26, a nata do esporte mundial compete em Itacoatiara, pico de cidade de Niterói (RJ). Neste ano o evento vem com novidades e a principal é a inclusão da categoria Profissional Feminino, que terá sua abertura da temporada.
“O Itacoatiara Pro é tradição e o bodyboarding é um esporte muito forte em Niterói. Ficamos muito felizes em apoiar esse evento que fomenta toda a região e o turismo com a vinda de tantos atletas. Terá sempre o nosso apoio”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer de Niterói (RJ), Bruno Souza. O evento será realizado pelo quinto ano consecutivo com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói irá oferecer mais de R$ 100 mil em prêmios.
Depois de passar por Pipeline, no Havaí, e Teahupoo, no Tahiti, o circuito vem ao principal palco do esporte no país. No entanto, diferente de Pipeline e Teahupoo, a etapa de Itacoatiara contará com competições nas categorias Pro Júnior e Feminino. Na última edição do Itacoatiara Pro, o campeão foi Amaury Lavernhe, das Ilhas Reunião, enquanto o havaiano Tanner McDaniel venceu na Pro-Junior, superando o carioca Matheus Bastos em uma decisão incrível. O brasileiro mais bem colocado foi o local Kalani Lattanzi, terceiro colocado.
Itacoatiara Pro 2016 – Galeria de campeões
2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião – Profissional Masculino) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro-Junior)