Município conquistou o lugar mais alto do pódio entre os 32 municípios catarinenses participantes
Itajaí encerrou sua participação nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) com chave de ouro, conquistando o 1º lugar geral na competição estadual. O encerramento e premiação dos jogos aconteceram nesse domingo, 12, na pista de atletismo de Itajaí.
A 16ª edição dos jogos foi especial para Itajaí, que conquistou três troféus de campeão geral. O município venceu nos segmentos deficiência intelectual (DI), física (DF) e visual (DV) e fechou sua participação com 39 pontos. Em segundo lugar no pódio ficou Chapecó, com 26 pontos, e em terceiro Blumenau, com 19 pontos.
A professora Aline Barros, diretora de Paradesporto e Jogos Adaptativos de Itajaí, avaliou a participação dos atletas como excelente. “Itajaí é a cidade campeã do 16º Parajasc e isso nos enche de orgulho. Nossa cidade contou com 136 atletas inscritos na competição. Eles disputaram em diversas modalidades em quatro segmentos nas deficiências auditiva, física, intelectual e visual. Nos sentimos muito felizes, pois após um ano difícil, sem competições, com o calendário esportivo em dúvida, conseguimos um ótimo resultado. Esse ano a edição do Parajasc foi atípica, mas positiva, pois retornamos, voltamos a competir e eu acredito que agora, com os atletas imunizado, os eventos voltem cada vez mais ao ritmo normal. Já estamos pensando em 2022, na expectativa de alcançar novos resultados e vamos em busca do tricampeonato. Obrigada a todos pela torcida, e viva Itajaí!”, destacou a professora.
A etapa estadual dos Parajasc teve a participação de cerca de 1.000 atletas com deficiência de 32 municípios que disputaram entre os dias 8 e 12 de dezembro as modalidades de atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, golbol, natação, ciclismo e xadrez. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com os municípios sedes: Blumenau, Indaial, Itajaí, Navegantes e São José.
Parajasc 2021 aconteceu após luta do segmento
A realização da competição esse ano passou por impasses. A Fesporte chegou a anunciar o cancelamento dos Parajasc no dia 6 de setembro. A partir daí, diversas lideranças do paradesporto catarinense começaram a fazer articulações para que a competição acontecesse. Em Itajaí, o vereador Marcelo Werner (PSC), presidente da Câmara de Vereadores, elaborou um requerimento destinado ao Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e à Fesporte, solicitando a reconsideração da decisão de cancelamento do Parajasc. Além disso, Werner lançou ainda um abaixo-assinado online pedindo que o governo estadual mantivesse a realização da competição. Após reunião com dirigentes esportivos de Santa Catarina, a Fesporte voltou atrás e resolveu manter o evento.
“Eu estive pessoalmente com Governador Carlos Moisés para falar sobre os Parajasc. Brigamos muito para que os jogos pudessem acontecer, pois sabemos da importância que a competição tem para os atletas, eu inclusive já fui um deles. Disputar os Parajasc tem muito simbolismo e valor para a gente, pois nos sentimos úteis. Aproveito para agradecer a todos os atletas, técnicos professores e dirigentes do município de itajaí. Que possamos realizar muitos outros eventos congregando as pessoas com deficiência”, ressalta Werner.