Itajaí e Navegantes vão receber investimentos de R$ 16,5 bilhões da Petrobras para construção e afretamento de 12 embarcações de apoio, a maior encomenda da empresa estatal em 10 anos. A informação foi confirmada pela Petrobras e comemorada pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) que lembrou mais uma vez a valorização que o governo do presidente Lula tem dado a Santa Catarina. De acordo com a petroleira, serão criados cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos.
As 12 embarcações, informou Padre Pedro, serão construídas em estaleiros próprios das empresas Starnav Serviços Marítimos, de Itajaí, e Bram Offshore, de Navegantes, e devem entrar em operação até 2028. Os contratos com a Petrobras foram assinados na quinta-feira (12), em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o Conselhão, em Brasília. Cada empresa fará seis embarcações do tipo Platform Supply Vessel (PSV) com tecnologia de ponta, as melhores práticas sustentáveis e inovadoras, com projetos que atendem aos mais elevados padrões ambientais, sociais e de governança.
No momento em que se debate a concessão do Porto de Itajaí, abandonado pelo governo anterior a ponto de paralisar totalmente suas operações, Padre Pedro destaca a opção da Petrobras por estaleiros já instalados em Santa Catarina. “Agora com a assinatura desses contratos fica definitivamente marcada a contribuição do governo Lula ao nosso estado, já que do governo estadual pouco ou nada se espera mesmo”, disse o deputado petista.
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/notas-de-banco-sortidas-259103/