Itajaí realiza primeira desapropriação na retomada da Via Expressa Portuária
Itajaí continua no caminho da modernidade para melhorar a mobilidade urbana. O Município de Itajaí retomou o projeto para a construção da Via Expressa Portuária. Antes de viajar para a largada da Volvo Ocean Race, em Alicante, o prefeito Volnei Morastoni concluiu o processo de desapropriação da primeira casa do trecho que vai da Rua Pedro Camilo Vicente, no bairro Cordeiros, até a Rua Curt Hering, na Barra do Rio. Nestes locais, a Comissão de Desapropriação pretende fazer mais 107 acordos com os moradores até o início do ano que vem.
As famílias destas localidades estão sendo contatadas desde o início das reuniões que estão acontecendo desde agosto deste ano. A comissão formada para tratar desses assuntos, conversa com o morador e busca um acordo amigável para conseguir a desapropriação. Com a sinalização do acordo entre as duas partes e a documentação correta, é iniciado o trâmite para efetuar a desapropriação.
“Nosso governo, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Urbanismo, não estão medindo esforços para continuar as obras da Via Expressa Portuária, obra de vital importância para a mobilidade urbana. Mesmo com os entraves burocráticos, estamos retomando as desapropriações para melhorar a mobilidade urbana do município”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.
Iniciada em 2006, a obra teve até o momento 113 desapropriações das 221 programadas. De acordo com o corpo técnico montado responsável pelo projeto da Via Expressa Portuária, a ideia é acelerar os trabalhos para garantir que todas as 107 que faltam estejam concluídas até o início do ano que vem.
O projeto de engenharia da obra foi reavaliado pela equipe técnica da Secretaria de Urbanismo e deve passar por uma readequação junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que já se comprometeu a dar suporte financeiro conforme a realidade orçamentária.
________________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Urbanismo
(47) 3341-6071