A Secretaria de Educação registrou nesta semana cerca de 30 casos suspeitos de impetigo em creches e escolas de Itajaí. A doença começou a aparecer na quarta-feira passada na creche Lausimar Laus, no bairro Cordeiros. Depois, também surgiram crianças infectadas na creche Mário Pedro Ferreira, na Praia Brava. Deste total, pelo menos 10 são confirmados, de acordo com a secretaria.
Nesta quarta-feira novos casos foram comunicados ao município. Com isso, o número de unidades atingidas subiu para 19 – três escolas e 16 creches. A creche Mário Pedro Ferreira é que a mais registrou casos, são sete até o momento.
Conforme a prefeitura, as instituições afetadas já foram desinfectadas e as crianças e professores com a doença ou suspeita dela foram afastados para se recuperar. Por enquanto não foi preciso fechar nenhuma unidade.
Em função do aparecimento de vários casos de impetigo, a Secretaria de Saúde vai definir uma normativa, em reunião nesta quinta-feira, para orientar o tratamento nas unidades. Além da doença, o Grupo Escolar Elisa Gessele Orsi contabilizou dois casos de caxumba no período.
Unidades que tiveram registro de casos:
Creches:
CEI Antonio João Vicente
CEI Cecília Santiago Dias
CEI Darlan Dotto Wiersinski
CEI João Vieira Ramos
CEI Lausimar Laus
CEI Mário Pedro Ferreira
CEI Neusa Reis Cesário Pereira
CEI Odilio Garcia
CEI Rosinha de Souza
CEI Antônio Merlo
CEI Elizabeth Malburg
CEI Antonieta Moreira dos Santos
CEI Padre Jacob
CEI Professora Diva Vieira Abrantes
CEI Valdemir de Souza
CEI Zilda Arns Neumann
Escolas:
Escola João Duarte
Escola José Potter
Grupo Escolar Elisa Gessele Orsi