No último domingo (17/04), Itapema foi o ponto de saída do grande evento ciclístico Pedalli Costa Verde e Mar – Al Mare 2016 (Pedalli com a Mari). O evento foi uma realização do grupo de cicloturismo Pedalli e contou com o apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A atividade teve como intuito divulgar o ciclismo como uma excelente forma de esporte, lazer e mobilidade, além de fomentar o turismo na região. A programação integrou as festividades dos 54 anos de Itapema.
Cerca de 500 ciclistas vindos de mais de 45 cidades e de vários estados, participaram do evento que reuniu amantes do ciclismo e do ecoturismo, na Costa Verde e Mar. A largada aconteceu as 8h, entre as Ruas 285 e 289 na Orla da Meia Praia e o percurso contou com um grau de dificuldade alta, ao todo o trajeto teve uma distância de 65km entre as cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, passando por vários pontos turísticos locais.
O ciclista Francisco Morais de 70 anos, vindo da cidade de Joinville para participar do evento, conta que começou a andar de bicicleta por indicação médica “Após precisar colocar uma ponte safena o médico me recomendou andar de bicicleta para manter a saúde em dia, comecei a pedalar com 60 anos, e hoje ando 3 vezes por semana, já tenho mais 49,660 km percorridos e mais de 20 eventos ciclísticos no currículo” afirmou o Ciclista.
“Nós já havíamos feito um evento semelhante em Balneário Camboriú, e no ano passando surgiu a ideia de reforçarmos o cicloturismo na costa Verde e Mar, e foi uma ideia que deu muito certo, esse evento é uma atividade que movimenta em muito a economia da região, uma vez que necessita de toda uma infraestrutura para acolher essas mais de 500 pessoas que estão aqui, muitas delas pela primeira vez, então acredito que a região tem muito a ganhar com esse evento”, afirmou a organizadora do evento, Mari.