Durante a manhã dessa quarta-feira, Itapema recebeu a visita do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates. Na pauta do encontro estava o compartilhamento de informações entre órgão estadual e os municípios da região, além de abrir um espaço para o esclarecimento de dúvidas e trocar ideias sobre o setor.
O encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Itajai, Gaspar Laus, representantes dos órgãos ambientais de outras cidades, e claro do presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci), Marlon Neri de Souza, acompanhado pela equipe de Itapema.
O projeto foi idealizado pelo governador Raimundo Colombo e coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e Agências de Desenvolvimento Regional, e busca promove encontros dos secretários de Estado e presidentes de autarquias estaduais com representantes do poder público, entidades de classe e comunidades mensalmente em todas as regiões.
Durante o encontro, Rates reforçou as competências de cada órgão. “A Fatma foi o segundo órgão ambiental estadual criado em todo o país e hoje contamos com 67 municípios catarinenses que também realizam o licenciamento. Sabemos das necessidades e dos desafios, como por exemplo a unificação de um sistema integrado”, afirmou.
O presidente da Fatma destacou ainda que a lógica deve ser invertida. “Não estamos aqui para atrapalhar o desenvolvimento, mas sim garantir que ela aconteça da maneira correta. É preciso que atuamos não só no licenciamento, mas também na fiscalização”, apontou.
Após a explanação de Rates, e do gerente regional da Fatma em Itajaí, Arno Gesser Filho, o presidente da Faaci e os técnicos do órgão aproveitaram para elencar alguns pontos importantes como a necessidade de treinamento para os técnicos por parte do estado, além de questões relacionadas ao curso de água, área consolidada urbana, vocação ambiental e lei de licenciamento.
Para o Souza o encontro foi produtivo. “Foi um momento interessante em que proporcionou o debate de muitas questões relacionadas ao meio ambiente, abrindo os horizontes para a atuação da Faaci. Agora será encaminhado um documento com todos os pedidos elencados no encontro para o órgão estadual”, afirmou.