Itapema (SC) recebe terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

0

Apelidos divertidos viram marca registrada de atletas nas apresentações antes das partidas; competição na Meia Praia começa nesta quarta, com qualifying do Aberto

De Itapema (SC) – 29.03.2022

Imagina um espetáculo com uma imperatriz, um príncipe, um mágico e um cavaleiro. Tem também Avatar, Superboy, Billy The Kid, Meninas Superpoderosas, Mão de Pedra e Cangaceiro. E não se esqueça do Charmosinho da Mamãe. Ficou confuso? Pois todos eles, e muitos outros, estarão em quadra a partir desta quarta-feira, dia 30, quando começa a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2022, na arena montada na Meia Praia, em Itapema (SC). Apelidos divertidos viram marca registrada de atletas nas apresentações antes das partidas.

“Charmosinho da Mamãe” é como Renato Andrew é apresentado ao entrar em quadra. Melhor jogador da última temporada do Circuito Brasileiro, ele é o cabeça de chave número 1 da etapa de Itapema ao lado de Vitor “Billy The Kid” Felipe, e vai disputar o Top 8 a partir de sexta-feira.

“Muitos apelidos eu criei. Alguns, foram os atletas que me pediram para ser chamados daquele jeito. Outros, foram os técnicos que sugeriram. No caso do “Charmosinho da Mamãe”, foi um áudio da mãe do Renato, que a Vitória, namorada dele, ajudou a conseguir”, conta Leandro “Maradona”, apresentador das etapas, que garante que todos curtem as brincadeiras. “Tem sonoplastia para os apelidos, tem música. Alguns atletas fazem até os gestos dos apelidos antes de entrar em quadra”.

Bruno Schmidt é o “Mágico”. A “Imperatriz” Ana Patricia joga com a Princesinha, ou melhor, com a “Little Princess” Duda. A “Mão de Pedra” Rebecca atua com a “Soberana” Talita. Carol Solberg é a “Fantástica”, e Pedro Solberg é o “Fenômeno”. Tainá e Vic são as “Meninas Superpoderosas”. O “Cavaleiro” André Stein defende a quadra com George, o “Rei da Floresta”. O “Cangaceiro” Álvaro Filho é parceiro de Evandro, “The Black Mamba”, codinome que também era adotado pelo ídolo do basquete Kobe Bryant. O “Superboy” Guto, que costuma jogar com Alison “Mamute”, vai fazer dupla com o “Príncipe” Vinicius Freitas em Itapema.

Fernanda Berti e Taiana levaram tão a sério os apelidos, que até já se fantasiaram de “Avatar” e “Mulher Pássaro”, respectivamente. A lista de apelidos é longa e, para conhecê-los melhor, só indo à arena montada na Meia Praia (Av. Nereu Ramos, entre as ruas 307 e 313). A entrada é gratuita, mas os torcedores precisam apresentar carteira de vacinação comprovando esquema vacinal completo ou laudo negativo de exame PCR com até 72 horas ou de teste antígeno com até 48 horas antes do evento. As partidas também serão transmitidas no Vôlei de Praia TV e na página oficial da CBV no Facebook (quadra 1).

Top 8 terá novo sistema de disputa

No novo formato, o Circuito Brasileiro passa a ser dividido em duas competições por etapa. O Aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying. Já o Top 8 será disputado pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance. Em Itapema, Gui Pacheco e Gustavo ganharam o benefício pela medalha de ouro na etapa de abertura da temporada, realizada em Saquarema (RJ).

A partir da etapa de Itapema, as oito duplas do Top 8 são divididas em dois grupos com quatro equipes, com todos times se enfrentando dentro de cada grupo, e os dois primeiros colocados avançando às semifinais.  A garantia de um mínimo de três jogos por dupla reforça a ideia de dar mais rodagem às parcerias. A dupla vencedora e seu técnico recebem da CBV o custeio de passagem, hospedagem, transporte e alimentação para disputar uma etapa do Circuito Mundial.

A competição em Itapema começa com a disputa do torneio qualifying do Aberto, com início previsto para 7h desta quarta-feira.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro