Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC capacitará 1.600 alunos de Xanxerê
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi lançado, na última semana, em Xanxerê. A iniciativa será desenvolvida em dez escolas municipais e tem por objetivo disseminar conhecimentos que visam um futuro melhor, apresentando ferramentas para que os estudantes sejam capazes de construir, empreender e inovar.
O JEPP integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo SEBRAE e foi implementado pela coordenadoria regional oeste, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e ADR de Xanxerê. Neste momento, o programa será implantado em todas as escolas da rede municipal para os alunos do 1º ao 5° ano. Em 2018, o objetivo é levar também aos estudantes do 6° ao 9°ano.
Destinado a fomentar a cultura empreendedora nas instituições escolares com inserção de conteúdos de empreendedorismo no ensino fundamental, o JEPP apresenta práticas de aprendizagem que estimulam a autonomia do estudante e o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). “A preparação dos educadores do município de Xanxerê permite a preparação plena e a promoção de um ambiente propício para a disseminação em acordo com o plano de aplicação de cada escola. A cultura empreendedora, fundamental para o desenvolvimento e preparação dos educandos para a vida de cada um, demanda articulação e empenho de todos os parceiros, comunidade escolar e pais”, salienta o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.
Na última semana, o foco foi capacitar aproximadamente 50 professores do Ensino Fundamental, visando prepará-los para a aplicação da metodologia com as crianças em sala de aula e organização da feira de empreendedorismo, que marca o encerramento do programa. A capacitação do segundo grupo que, contempla mais 50 professores, está programada para o decorrer deste mês. O curso é composto de 28 horas (1º ao 5º ano) e 25 horas (6º ao 9º ano), incluindo aulas teóricas e práticas e o professor recebe certificação emitida pelo Sebrae.
A iniciativa busca sensibilizar, valorizar e qualificar o professor sobre a importância de incluir o empreendedorismo no dia a dia escolar. “Durante as aulas os professores desenvolvem um plano de negócios e colocam em prática o planejamento, a criação e a gestão de uma empresa”, explica a mestre em educação e consultora credenciada ao Sebrae/SC, responsável pela formação, Odilene Ozelame.
Para a professora da Emeb Prof Nery Barbosa Giachini, Sônia Maria Sasseti Klein, a capacitação trouxe vasto conhecimento para trabalhar a cultura empreendedora com os alunos. “Em todas as tarefas e vivências os professores puderam ter uma visão ampliada sobre o projeto, o que proporcionará facilidade de aplicação aos estudantes. É uma iniciativa que motivará e proporcionará autonomia, pró-atividade e desenvolvimento da criatividade de nossos alunos. Com esse projeto, o Sebrae/SC contribuirá de forma significativa”.
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Xanxerê, Elise Rosane Engers Tofolo, explica que participarão do projeto 1.600 alunos. “Temos excelentes referências com base em relatos de outros municípios e por isso resolvemos aderir. O JEPP contribuirá para incentivar e despertar nos alunos o espírito empreendedor em atitudes do dia a dia. É uma base para a formação dos futuros empreendedores de Xanxerê”.