A cantora e compositora amazonense Karen Francis apresenta como novo single a ensolarada “Cinco Dias”, desta vez em parceria com o artista paulistano MARTTE, que tem lançado seus novos singles, como “BOTA A CARA” e “NÃO PRECISA PEDIR”, pela Algohits. A música chega às principais plataformas de streaming nesta quarta, 13/11. A faixa conta ainda com um videoclipe gravado na ilha do Combú, no Pará.
Inspirada pelo pôr-do-sol na praia da Ponta Negra, em Manaus (AM), a composição assinada pela própria Karen Francis é uma declaração de amor no ritmo dançante do afrobeats. A música foi produzida por Gu$T, que já trabalhou com nomes como Delacruz, Camila Zasoul, entre outros.
“Eu escrevi essa música em 2022, depois de todas as músicas do ‘Anos Luz’ [disco de estreia da artista]. Foi uma imersão no meu próprio processo de escrita, só com o violão, retomando minhas origens como compositora”, conta Karen.
“Eu queria uma música para se dedicar a alguém. É uma canção para falar de um amor não tão explícito que escolhe um momento sob um pôr-do-sol para se declarar”.
De acordo com Karen, a parceria com MARTTE surgiu naturalmente, a partir das referências de afrobeats e R&B brasileiro comuns aos dois artistas.
“Tô interessada em colaborar com quem tá fazendo esse som baseado no afrobeats, e a gente tá em momentos parecidos de sonoridade”, completa ela.
“Foi muito legal concretizar essa parceria. A lírica me chamou muito a atenção, além do fato de ser um afrobeats, que se conecta muito com meu trabalho e faz parte das minhas influências”, destaca MARTTE. “Eu trouxe também esse romantismo, que acho que tem muito a ver com a música”.
Clipe
Apesar da inspiração na Ponta Negra, o videoclipe de “Cinco Dias” foi gravado sob o sol de outro cenário paradisíaco: a ilha do Combú, ponto turístico localizado na Baía do Guajará, de frente para Belém, no Pará.
O audiovisual tem direção-geral e criativa assinada pela artista Anna Suav e é mais um produto resultante da iniciativa Black Voices Music, do YouTube, em que Karen foi selecionada como um dos talentos de 2023.
“Eu queria mostrar como é o nosso passeio aqui na região, como uma ida com amigos ao Combú proporciona uma viagem com uma paisagem linda. A proposta era fazer uma imersão visual no que é um rolê desses aqui no Pará e o quanto isso pode ser um cenário encantador para uma nova paixão aflorar”, conta Karen.
“Voltei maravilhado com essa experiência transformadora. Tenho certeza de que o público vai gostar também”, completa MARTTE.
Sobre MARTTE
O cantor, compositor, ator, apresentador e criador de conteúdo digital, paulistano, preto e LGBTQIAP+, traz em suas canções temas como amor, aceitação e autoestima.
Entre as influências sua música passa Afrobeats Pop, R&B, e Brasilidades.
Seu primeiro disco “Vem Bem Vindo” foi indicado a “Álbum do Ano” pela RedBull. O lançamento conta com mais de 3 milhões de streams só no Spotify, e ganhou também uma versão Deluxe.
Em 2022, MARTTE lançou seu 2º álbum: “AMOR É ARTE” e teve show de lançamento com direito a banda e ballet no SESC.
O artista também conta com mais de 1 Milhão de plays nas faixas “Cacto”, “SEU SOL” e “Sua Pele” no Spotify, 350 mil seguidores em todas as suas redes sociais, e mais de 2,7 milhões de likes só no TikTok, onde soma mais de 230 mil seguidores, e faz parte do projeto de artistas emergentes do TikTok, o “Generation NXT”.
O músico já pôde se apresentar em conferências de música e palcos importantes como Rio2C, Festival Mix Brasil,Fetival Coma, Festival Convida, FIMS, Festival DiverCidade, Cine Joia, Festival Siacalme, no Aniversário da Fábrica de Cultura da Brasilândia, nos SESCs Santo Amaro, Avenida Paulista e Vila Mariana, na SIM SP 2023, no Centro Cultural da Diversidade, Olido, Vila Itororó, entre outros.
Em abril, o artista assinou com a Algohits onde lançará seus próximos trabalhos, sendo o primeiro single, “BOTA A CARA” que chegou acompanhado de um videoclipe urbano (assista) e “NÃO PRECISA PEDIR” com vídeo performance filmado durante o Festival CoMa (assista).
Sobre Karen Francis
Karen Francis é uma voz potente do afrobeats e R&B contemporâneos produzidos no Norte do Brasil, que une sua lírica sensível à musicalidade carregada de sonoridades africanas e influências de rap e MPB. Nascida em Maués, no interior do Amazonas, criada em Manaus e hoje residente em Belém (PA), ela reflete em sua obra tanto a música brasileira quanto as raízes da música negra africana, herança de sua mãe moçambicana.
Em 2023, a cantora e compositora lançou seu disco de estreia, “Anos Luz”, encabeçado por singles como “Expectativa, “Confissão”, “Cardume” e “Se Você Ficar”, e destacado em listas de melhores álbuns do ano em veículos como Música Instantânea e PopMatters. Ela também conta com o EP “Acontecer” (2018), e sua releitura, “Acontecer – Ao Vivo” (2021), no repertório. Seu lançamento mais recente foi o single “BPM”, em parceria com a carioca BIAB.
Além disso, a artista já foi destaque na programação de festivais como o Primavera Sound Brasil (2022), o Rio2C (2023) e o AFROPUNK Bahia (2023). Em 2023, ela também foi anunciada como uma das selecionadas da turma 2023 do Black Voices Music/Fundo Vozes Negras, uma iniciativa do YouTube.
Sobre a Algohits
Fundada em 2021, a Algohits é a primeira MusicTech do Brasil. Por meio da tecnologia, a startup busca desbloquear os fluxos de receita na indústria da música através de dados e marketing digital 360, atuando junto aos artistas na elaboração da estratégia de comunicação e produtificação.
Foto Por: Christian Braga