A temporada de verão em Santa Catarina está sendo histórica: segundo o Almanach — Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina, a estimativa da população flutuante no Estado nesta alta temporada é de 75% a mais do que na mesma época do ano anterior – o número de visitantes deve chegar a mais de 880 mil pessoas. A alta temporada aquece o comércio e para atender ao cliente local e aos turistas, o Komprão (bandeira de atacarejo do Grupo Koch), lança sua campanha “Verão Com Tudo”, com ações de marketing para proporcionar uma experiência positiva dos clientes com a marca, que são realizadas em diversas cidades catarinenses.
A campanha “Verão Com Tudo”, reforça a campanha institucional lançada pela marca em setembro de 2023: “Tudo é melhor no Komprão”, como explica a diretora de marketing do Grupo Koch, Luana Leite. “Ouvimos nossos clientes para assim apresentar a campanha – é o nosso público que sempre busca a experiência de compra e a qualidade dos produtos nas lojas da rede. Após alguns meses de consolidação deste conceito, que vem sendo trabalhado nas outras campanhas sazonais, a comunicação do verão complementa a mensagem institucional – Verão com TUDO: com sol, com praia, com promoção… Verão é melhor no Komprão”, informa Luana.
Ações especiais durante todo o verão
Desde dezembro, o Komprão vem realizando diversas ações de marketing para proporcionar uma experiência positiva dos clientes com a marca. Uma das atrações foi o Caminhão Musical, que passou por Balneário Camboriú e Garopaba, com o músico Simão Wolf, em uma carreta iluminada com luzes e com telões de LED. Os shows itinerantes foram um grande sucesso de público e os vídeos da ação podem ser conferidos nas redes sociais do Komprão.
Confira as atrações que O Grupo Koch planejou para os meses de janeiro e fevereiro:
Arenas nas Praias
No mês de fevereiro, para celebrar o Carnaval, serão montadas duas arenas de verão temáticas, em Florianópolis e em Garopaba. Com o objetivo de aproximar o público e animar o verão dos turistas, diariamente as arenas terão atividades como shows de música, aulas de dança, atividades físicas e várias outras atrações para adultos e crianças.
Além disso, em parceria estratégica com a indústria, cada arena terá espaços exclusivos de marcas como Sprite, Baly, Australian Gold, Activia, Girando Sol, Above, Três Corações, entre outras. Nestes espaços as marcas irão proporcionar experiências diferenciadas, com brincadeiras, degustação e distribuição de brindes.
Brindes
Nos próximos meses serão distribuídos brindes em todas as 29 cidades onde o Komprão possui lojas. Entre os brindes que a rede irá entregar nas praias em janeiro e fevereiro estão copos personalizados, bolachas de copo interativas, abanadores, protetores térmicos de latinha e muito mais. Para crianças, serão entregues bolas de praia e kits para fazer bolhas de sabão.
Os vendedores ambulantes que aproveitam o verão para trabalhar também não vão ficar de fora e serão contemplados com um brinde especial: um kit com mochila, protetor solar e outros itens para facilitar os dias trabalhando sob o sol. Afinal, um dos pilares do Komprão é ser amigo do comerciante.
Além disso, foram produzidos 600 guarda-sóis que serão disponibilizados gratuitamente para o público em algumas praias de Santa Catarina.
Mídias especiais
Como estratégia de mídia, o Komprão decidiu investir em lugares onde consegue se aproximar dos turistas. Durante os meses de janeiro e fevereiro, todos que chegarem ao estado por meio dos aeroportos de Florianópolis e Navegantes irão se deparar com mensagens de boas-vindas do Komprão, recebendo os turistas de braços abertos e marcando presença.
Horário estendido
Como no verão os hábitos mudam e para atender às necessidades dos clientes, até o final de fevereiro as lojas do Komprão funcionarão em horário especial de segunda a sábado, abrindo uma hora mais cedo e fechando uma hora mais tarde (6h às 23h). O objetivo é possibilitar que mais pessoas possam fazer suas compras sem pressa e com menos filas.