Os primeiros 30 dias do novo laboratório de análises de água da Aegea de Santa Catarina acumulou cerca de 1.800 testes em amostras das quatro concessionárias catarinenses. O espaço, que atende a Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, tem o objetivo de otimizar o tempo entre as análises e resultados, além de garantir mais segurança operacional.
Diversos tipos de testes vêm sendo realizados no laboratório, tanto na parte física quanto química. Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, sã verificados os níveis de cloro residual livre, turbidez, cor aparente, pH e flúor, por exemplo. Outras análises relacionadas aos microorganismos também são realizados no espaço, como a presença de bactérias como coliformes e clorofila.
“As análises são de confiança e seguem um plano de amostragem apresentados à Vigilância Sanitária de cada cidade. Levam em consideração o número de habitantes, então, quanto maior a população na cidade, maior será o número de análises realizadas”, explica ele.
Com mais autonomia, o novo laboratório conta com equipamentos modernos e tecnologia avançada para a produção das análises. Um dos equipamentos – a estufa para cultura bacteriológica – é utilizada para a incubação, crescimento e multiplicação de microrganismos sob condições controladas, por meio de temperaturas controladas e uniformes. Já o Sistema Quanti-Tray “possibilita contagens bacterianas de forma fácil, rápida e exata. São usados para a quantificação de coliformes, escheria coli, entre outros microrganismos”, completa Henrique.
Para Reginalva Mureb, presidente da regional Aegea SC, os investimentos só comprovam o comprometimento das concessionárias com os municípios. “Entre nossos objetivos está a universalização do abastecimento nas cidades que atendemos e a entrega da água tratada com cada vez mais qualidade e segurança. Nossos investimentos só comprovam o compromisso com os moradores e visitantes”, completa ela.