Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUESNoticia BR

Líridas atinge o pico nesta semana! Saiba como ver a chuva de meteoros de abril.

Líridas atinge o pico nesta semana! Saiba como ver a chuva de meteoros de abril.

Nos próximos dias, teremos a oportunidade de assistir aos momentos mais intensos da Líridas, a chuva de meteoros que acontece todos os anos no mês de abril. O fenômeno começou no dia 14 e vai até o dia 30, mas o pico está previsto para a madrugada do dia 22 – espera-se que vejamos em média 18 meteoros por hora.

Infelizmente, essa média não será visível para todos. Como a chuva de meteoros acontece na direção da constelação de Lyra – por isso recebeu o nome de Líridas -, os habitantes do hemisfério norte serão privilegiados com 10 a 20 meteoros por hora. Aqui no hemisfério sul, serão observáveis 7 a 15 por hora, o que também não é nada mal!

No Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão vantagens em relação ao restante do país. Por lá, pode-se esperar até 16 meteoros por hora. Já na região Sul, serão visíveis apenas 7 por hora. Ainda assim, este é um dos eventos astronômicos mais admirados, porque pode ser acompanhado por qualquer um e a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento especial. Basta olhar para o céu e esperar as “estrelas cadentes” aparecerem!

Neste ano, a Líridas acontecerá durante a fase nova da Lua. Isso é uma ótima notícia, pois a drástica redução da luminosidade lunar ajudará ainda mais a enxergar os meteoros. Em 2019 não houve tanta sorte – a Líridas ocorreu durante a fase mais brilhante da Lua.

ssa chuva de meteoros é formada por pó e detritos que se desprendem do cometa Thatcher, quando ele passa pelo Sistema Solar, o que acontece uma vez a cada 415 anos. Quando a Terra passa pelo rastro do cometa durante sua órbita ao redor do Sol, os fragmentos acabam passando pela nossa atmosfera, aí eles se queimam e caem na forma daquilo que chamamos de “estrelas cadentes”.

A Líridas é conhecida pela humanidade há bastante tempo. Existem registros dessa chuva de meteoros no livro chinês de crônicas Zuo Zhuan, do ano de 687 a.C., e há também um registro de astrônomos chineses de que, no ano 15 a.C., a Líridas foi um evento impressionante.

Como observar a chuva de meteoros Líridas

Uma vantagem desse evento astronômico é que não precisamos nos preocupar com locomoção. Em tempos de isolamento social, é uma boa oportunidade de apreciar algo incrível no céu sem a necessidade de sair de casa. Tudo o que você precisa é ficar acordado à noite e sair na varanda, quintal, ou até mesmo uma janela posicionada em uma boa direção, e então olhar para o céu. Quanto mais escuro estiver o ambiente, melhor, então vale apagar todas as luzes de casa!

O melhor horário para conferir o pico deste ano começa por volta das 2h do dia 22 (ou seja, na madrugada de terça para a quarta-feira) e vai até pouco antes do amanhecer. Apesar de o radiante da chuva ficar na constelação da Lira, não precisa olhar nesta direção para ver os meteoros. Eles parecem sair da constelação, mas cruzam o céu para todos os lados.

 

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

The Brands. inaugura em SP, com participação de empresa catarinense

Muay Thai e autodefesa: como a arte marcial pode ajudar no dia a dia

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Audi Caxias do Sul promove evento exclusivo sobre investimentos

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin