A brincadeira conhecida como “jacaré”, quando praticada em caráter competitivo é chamada de Surfe de peito, em inglês Body Surfing, e é considerada a matriz de todas as modalidades de Surfe.
Pegar um ” jacaré ” não é nada mais que deslizar com o corpo sobre as ondas, é como se estivesse com uma prancha de bodyboad, só que você é a prancha.
O fotógrafo e praticante dessa modalidade esportiva, Lucas de Oliveira Correa , 21 anos, descreve; “o Body Surfe é o contato mais puro entre o homem e o mar, a sensação é indescritível.”
Ele relata que iniciou a prática ainda criança nas ondas de Itaipuaçu RJ, em uma região segura de acidentes 100℅ shorebreak. Atualmente registra os Body surfers de Itacoatiara RJ. Seus ídolos no esporte são: Mark Cunningham e Mike Stewart.
As provas de campeonatos de Body Surfing são disputas em praias do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. As baterias são compostas por 6 atletas e tem duração de 20 minutos, tudo é avaliado, a entrada na onda, descida na onda, manobras e saída da onda.
Os Body Surfers utilizam nadadeiras como acessório principal para a mobilidade na prática, eles conseguem manobrar seus corpos em ondas gigantescas, no peito e na raça.
Veja as imagens do fotógrafo Lucas de Oliveira:
Lucas de Oliveira Correa, eletrotécnico e Fotógrafo nas horas vagas, Body Surfing do Rio de Janeiro. Fotos arquivo pessoal.
Capa: Rider Vinícius Dobis
Foto de Lucas de Oliveira.
Contato: lucascorrea11@hotmail.com
Hand plane Eco Board, acessório complementar para a prática do Body Surfing, feitas de madeira de reflorestamento.
Adquira a sua, entre nessa onda.
Contato: (47) 9650 4861
Ecoboard pranchas de equilíbrio, Hand plane e Alaias.