Terminou neste domingo, em Santa Cruz, Portugal, o Santa Cruz Pro 2016, válido como QS1.000 da World Surf League.
Em ondas de 1 metro e séries pouco maiores na praia de Fisica, a brasileira naturalizada portuguesa Carol Henrique ficou com o vice-campeonato na categoria feminina depois de perder para a espanhola Garazi Sanchez-Ortun, do País Basco.
“Estou muito feliz por estar competindo aqui em Portugal e ficar com o vice-campeonato. Garazi foi mais forte do que eu hoje e as condições estavam complicadas, não consegui me posicionar bem, mas faz parte da competição. Estou muito empolgada neste verão e feliz por começar a perna europeia com um resultado como este”, comemorou a luso-brasileira.
Revelada em Saquarema (RJ), Carol é irmã do ex-top da elite mundial Pedro Henrique, quinto colocado no ranking europeu da temporada, liderado por Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias.
Entre os homens, o francês Andy Criere ficou com o título em Portugal. Na final, Andy superou o lusitano Jose Ferreira.
Os brasileiros Luan Carvalho e Vicente Romero – que representa o País Basco – chegaram às quartas de final e terminaram em quinto lugar.
Vicente foi barrado por Andy Criere numa disputa acirrada que terminou com o placar de 14.33 a 14.27 pontos. Luan, de Praia Grande (SP), caiu diante do outro finalista, Jose Ferreira, por 12.46 a 9.97.