Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Mais de 3 mil pessoas participaram da 3ª edição do FICA em Garopaba

Público pode acompanhar 51 sessões gratuitas exibidas em quatro cidades de Santa Catarina; edição de 2025 já tem data definida

 

Ao longo dos cinco dias da realização da 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba, mais de 3 mil pessoas participaram de uma série de atividades gratuitas, que incluiu a exibição de filmes catarinenses, de outros estados do Brasil e oriundos de outros 12 países, além de oficinas e debates, em quatro cidades de Santa Catarina.

 

Para Cristovam Muniz Thiago, coordenador do FICA, a 3ª edição foi incrível, pois além de Garopaba, Laguna, Imbituba e Florianópolis receberam atividades gratuitas. E para ele, um dos destaques deste ano foi que o número de sessões, foram 51 ao todo, bem como a presença do público foi maior que o esperado.

 

“Tivemos ao longo do projeto, que aconteceu de 4 a 9 de novembro, uma grande participação de escolas da Garopaba, cidade sede do projeto. Mais de 2 mil crianças puderam conferir de perto curtas e filmes na Mostra Infantil. E é claro, que o público adulto em geral também marcou presença nas exibições, comprovando a importância de eventos como esse”, destaca o coordenador.

 

O coordenador ressalta ainda que realizar um festival numa cidade que não possui ao menos um cinema, e receber escolas, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), é realmente democratizar o acesso à arte cinematográfica.

 

“Através dos debates, conseguimos discutir alguns dos assuntos mais candentes e importantes do momento, como o genocídio Palestino e os ataques aos povos indígenas brasileiros. Estar em quilombos de Garopaba, receber diretores indígenas, uma maioria diretoras mulheres, diz muito sobre a postura política do Festival, que visa acima de tudo democratizar o acesso e dar visibilidade ao cinema feito por pessoas que têm suas Vozes Veladas, como diz uma das Mostras do FICA”, compartilha.

 

A 3ª edição do Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba foi realizada com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023.

 

FICA 2025

A 4ª edição do FICA Garopaba já tem data confirmada. De acordo com Cristovam, o projeto será de 5 a 8 de novembro de 2025 e a expectativa é de que o festival seja ainda maior, com mais oficinas e principalmente com ainda mais público, que é o grande motivador de tudo.

 

“É importante destacar que neste ano tivemos patrocínio através do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo, e que esse tipo de fomento precisa ser ampliado, tanto em quantidade de prêmios e valores. Prova disso são os números desta edição e de como a população aprecia participar e fomentar a cultura”, completa.

Crédito Sarah Laranjeira

Posts Relacionados

Warung Beach Club celebra 22 anos nesta sexta-feira, com noite histórica ao som de Sasha & John Digweed

Feriadão é na Zoom, em Balneário Camboriú

De graça: confira seis exposições de arte abertas para visitação em Florianópolis

Cor do Pano abre as portas em Balneário Camboriú

Desterro Autoral chega às ruas em novembros com Skrotes

Papas da Língua celebra 30 anos em Curitiba

Dia Nacional do Livro: ranking dos títulos mais buscados no país tem os best-sellers “É Assim Que Acaba” e “Café com Deus Pai”; confira

Cidades Invisíveis e Temple Of Runner lançam coleção colaborativa com foco no impacto social e esportivo

Cineastas de Bombinhas produzem filme sobre dilemas de senhora que viveu em ilhas de faróis na infância

Costao tem programação especial de Natal e Ano Novo com shows da Família Lima e Inimigos da HP e atividades para toda família