Mais de 800 estudantes participaram dos recitais didáticos do Samba da Antonieta

0
Projeto passou por três escolas municipais de Itajaí

O grupo Samba da Antonieta, um dos mais tradicionais do gênero de Santa Catarina, realizou, na segunda-feira (13), recitais didáticos em três escolas da rede municipal de Itajaí: EB Gaspar da Costa Moraes (Fazenda), EB Maria Dutra Gomes (Dom Bosco) e EB João Paulo II (Cordeiros). A iniciativa contemplou mais de 800 estudantes com apresentações que uniram música, história e valorização da cultura brasileira.

A proposta do projeto “Samba da Antonieta nas escolas” é aproximar crianças e adolescentes do samba de raiz, reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro, por meio de uma vivência musical e interativa.
Durante as apresentações, os artistas abordaram questões históricas do gênero, seus instrumentos e ritmos, que destacam o samba como expressão de identidade, diversidade e pertencimento.

O entusiasmo dos estudantes foi evidente. Luiza da Silva Oliveira, 13 anos, aluna da EB Gaspar da Costa Moraes, contou: “Gostei bastante do projeto, foi diferente. Eu não conhecia nenhuma das músicas que eles tocaram, mas adorei”.

Para Enzo Mayer, 8 anos, da Escola Maria Dutra, o contato com os instrumentos musicais foi o que mais marcou. “É bem animado o samba, deu até vontade de dançar e tocar. Mas, o que gostei mesmo foi do pandeiro. Na verdade, amei e queria levar ele para casa”, revelou, sorrindo.

A diretora da Escola Maria Dutra, Gesiele de Freitas, ressaltou a sintonia do projeto com o trabalho pedagógico da unidade: “A escola tem como eixo o aprender por meio de vivências, e esse projeto dialoga diretamente com a nossa proposta. Alguns alunos têm aula de música aqui, ver um grupo sólido como este tocando é uma oportunidade única.”

Na Escola João Paulo II, o samba também virou tema de aprendizado. A professora Maria Cristina Carvalho, do 4º ano, acredita que o projeto pode inspirar novas atividades. “Quando vi o nome do grupo e do projeto já associei à história. Achei o máximo! O samba é contagiante e a gente pode dar continuidade ao que começou aqui, em sala de aula.”

A diretora da unidade, Flávia Roberta, concorda: “O projeto trouxe alegria para a escola e é uma forma dos alunos conhecerem também a história do samba, da nossa cultura brasileira.”

O “Samba da Antonieta nas Escolas” tem patrocínio do Porto de Itajaí, da Autoridade Portuária do Porto de Santos, do Ministério dos Portos e Aeroportos e do Governo Federal.

Fotos: Mathý Odara