Narradores do lendário Rockgol, da MTV, integram a equipe de “casters” nas transmissões ao vivo da equipe “Galáticos da ALE” na Twitch
O projeto da ALE marca o retorno da dupla de comentaristas à crônica futebolística com humor. Segundo Bianchi, depois do término do Rockgol, os dois fizeram poucos trabalhos em conjunto, mas nunca transmissões futebolísticas, como à época da MTV. “Será uma ótima oportunidade de retomar esse trabalho tão marcante.” Paulo Bonfá declara que estava decidido a se aposentar das narrações depois de ter atuado na Copa do Mundo de 2014. “O que me motivou a retornar foram meus filhos, que gostam da forma divertida como faço as narrações de futebol. Amadureci essa ideia e resolvi topar o convite para colocar o meu ‘gogó de ouro’ à disposição do público”, brinca.
No universo dos eSports, Marco Bianchi revela que o projeto da ALE possibilita uma excelente oportunidade de mostrar que o estilo de humor do Rockgol segue vivo e pode perfeitamente estar inserido nessa nova conjuntura do mundo digital e das redes sociais. “Será uma ótima chance de atualizar e aprimorar essa proposta cômica voltada ao esporte. Nosso modo de operar prioriza o humor da mistura. Fazemos humor com futebol, necessariamente nessa ordem. Tratar do assunto de modo descontraído é diferente; qualquer narrador tradicional pode seguir por essa via. Humor é sempre entretenimento, mas entretenimento nem sempre é humor”, destaca.
Bianchi comenta sobre sua familiaridade com os games. “Sou um zero à esquerda em matéria de games; parei no Playstation 2, no joystick de dois botões, mas acho um universo muito interessante e, sobretudo, propício para a criação de humor. Um prato cheio para servir ao público uma bela abobrinha.”
Bonfá diz que acompanha o segmento dos games e já apresentou alguns eventos de eSports. “Em relação a futebol virtual, será uma oportunidade muito legal fazer a transmissão de um jogo de Fifa. Apesar de não ser com jogadores de verdade na tela, os jogos são comandados por pessoas de carne e osso, por grandes gamers. Acredito que será muito divertido o espetáculo. Pretendo inovar e fazer coisas diferentes do que já fizemos em outras oportunidades. Estou bem curioso para saber o resultado disso tudo. Essa é a oportunidade de exercitar coisas novas, com novos públicos; e eu adoro esse desafio”, salienta.
“Contar com esses dois grandes humoristas em nosso projeto é uma grande honra. Com certeza, vamos garantir boas risadas e as transmissões ao vivo dos jogos de nossos ‘galáticos’ serão ainda mais divertidas”, afirma a gerente de Marketing da ALE, Manabi Garzon. Ela destaca a importância da dupla para unir gerações, uma vez que o universo dos eSports inclui públicos de diversas faixas etárias.
ALE nos eSports
A apresentação da equipe “Galáticos da ALE” —formada pelos proplayers Spider Kong (Miguel Bilhar), Rodrigol (Rodrigo Hashimoto) e Rafifa (Rafael Fortes)— foi feita ontem (31 de agosto), durante um showmatch (live) no canal ALEcombustíveis (https://www.twitch.tv/
“Muito bacana a iniciativa da ALE, que ao mesmo tempo prestigia os gamers e os amantes do bom humor, em especial os apreciadores do humor irreverente —o original—, característico do nosso trabalho desde os ‘Sobrinhos do Ataíde’ no rádio”, acrescenta Marco Bianchi. Paulo Bonfá destaca a importância de ingressar nesse setor em amplo crescimento. “Entendo que é um caminho sem volta; os eSports são um território aberto para empresas que querem se relacionar com novos hábitos e novos públicos e construir relações em um ambiente diferente. É um momento em que as pessoas estão abertas a compartilhar e a receber mensagens das marcas”, comenta.
A partir do dia 7 de setembro, serão realizados desafios MD3 (melhor de três) entre os integrantes do “Galáticos da ALE” e streamers da Twitch; quem ganhar ou empatar duas partidas com os “galáticos” vai receber 10 mil Bits (moeda virtual utilizada para resgatar recompensas exclusivas na plataforma). Além dos narradores e comentaristas Paulo Bonfá e Marco Bianchi, a equipe de carters inclui os gamers Fillipe “BT0” Moreno e Thamires Ferrara.
Complementam as ações a “Resenha ALE”, em que os players vão “bater papo” com a audiência durante as transmissões ao vivo, e a “Escolinha ALE”, com dicas dos proplayers de como se dar bem nos jogos, principais movimentações e tudo que é necessário para crescer nesse universo.