Meia Maratona de São José (SC) trouxe esporte e inclusão para as ruas da cidade
O evento, realizado no último sábado (10), reuniu mais de 3 mil atletas para os percursos de 21k, 10k e 5k, além de caminhada de 2k, realizados ao entardecer. Projeto Sexto Sentido e do Instituto Paulo Escobar levaram 55 portadores de necessidades especiais para a corrida
A estrutura montada ao lado do Centro Multiuso de São José (SC), no início da tarde de sábado (10) – com direito a palco, luzes e som – já dava indício de que um grande espetáculo iria acontecer. E os protagonistas deste show foram o esporte e a inclusão. Dos mais de 3 mil atletas que cruzaram a linha de chegada da Meia Maratona de São José (SC), 55 deles viveram esta experiência de forma única: são portadores de necessidades especiais – cadeirantes, deficientes visuais e intelectuais – que percorreram as ruas através de corredores-guia. Isto só foi possível graças à parceria da Corre Brasil, organizadora do evento, com o Projeto Sexto Sentido e o Instituto Paulo Escobar.
Antes mesmo de acontecer a largada, o clima já era de festa. E a temperatura mais amena do fim da tarde colaborou para que fosse assim até o final do evento. O início da corrida aconteceu às 17h55min, com a saída dos atletas portadores de necessidades especiais. Logo após, foi a vez dos corredores dos 21k, 10k e 5k largarem. Por último, às 18h15min, os caminhantes que percorreram os 2k. Em pouco menos de 20 minutos de prova, os primeiros participantes já começaram a despontar na reta final do trajeto. Ao cruzar a linha de chegada, comemorações e sorrisos. “A sensação de vitória é inexplicável. É o resultado de um trabalho que exige muito sacrifício”, disse Leandro Marcelino de Oliveira, de Rio do Sul (SC), vencedor da categoria geral masculino da meia maratona (21k), com o tempo de 1h11min12s.
Já a primeira colocada dos 21k no feminino foi recebida com muitos aplausos. Atleta de São José (SC), Ana Claudia Maria de Jesus comentou que participar de uma corrida noturna foi uma experiência bem diferente. “A prova foi muito boa, bem organizada. O fato de ter sito à noite ajudou na questão do clima, pois não estava tão quente. Deu tudo certo e estou feliz com a vitória em casa”, afirmou. Ela completou a prova em 1h26min59s.
Segundo João David Garcia, superintendente da Fundação Municipal de Esportes de São José, a corrida superou as expectativas e já está no calendário da cidade para os próximos anos. “Em 2016 tivemos 1,2 participantes. Já na edição de 2017, foram 1,6 mil. Neste ano ultrapassamos os 3 mil atletas inscritos. Isso mostra o quanto esse esporte está crescendo e a importância de incentivo através de eventos como este”, disse.
Para Ricardo Ziehlsdorff, diretor da Corre Brasil, a prova deu o tom de como será o ano, que terá mais de 20 provas em todo o estado. “Abrir o calendário de Meias Maratonas com uma prova como esta nos dá ainda mais ânimo para os próximos eventos que estão por vir”, encerrou. A Meia Maratona de São José foi uma realização da Associação de Apoio à Cultura e ao Esporte de Santa Catarina (AACESC), com patrocínio da Prefeitura Municipal de São José, Havan, Angeloni e Caixa.
Sobre a Corre Brasil
Há mais 10 anos a Corre Brasil realiza eventos de corridas rústicas de 5k e 10k, meias maratonas, corridas noturnas e também provas personalizadas em Santa Catarina. Já foram mais de 120 provas em nove cidades diferentes do estado. Nelas, competiram mais de 100 mil corredores profissionais e amadores.
Entre elas estão a Meia Maratona de Pomerode, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis e a Balneário Camboriú Night Run. Só este ano, serão 20 corridas. Todas as informações estão no site www.correbrasil.com.br.