Minicurso trata de avaliação de reprodutores e matrizes no Pavilhão de Ovinos da EFAPI 2017
A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite (ABCOL) está promovendo minicursos durante a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (EFAPI), juntamente com a Ovinoeste Assessoria Zootécnica. O primeiro ocorreu neste domingo (08), com o tema “Escolha e avaliação de reprodutores e matrizes”, ministrado pelo médico veterinário e professor José Francisco Xavier da Rocha. Em torno de 40 pessoas acompanharam o evento.
O professor abordou aspectos do animal que devem ser avaliados para identificar bons reprodutores e matrizes. Da Rocha explicou que é preciso inicialmente ter o propósito definido – carne ou leite, por exemplo – para depois escolher qual é o melhor animal. De acordo com ele, nem sempre a raça é sinônimo de qualidade, dependendo da intenção do criador.
Além de analisar pés, cascos e joelhos, a característica mais importante para o profissional é a posição do maxilar. No caso de retrognatismo (maxilar mais para trás) e prognatismo (maxilar mais para frente), isto dificulta a alimentação e, consequentemente, prejudica o desenvolvimento da cria, por exemplo.
O médico veterinário destaca ainda que é necessário sempre fazer o exame andrológico, que inclui o físico (olho e casco) e no caso dos machos, perímetro escrotal, consistência, flutuação e cauda epidídimo e cordão espermático. Já nas fêmeas é analisado se ela é prolífera (fértil), além de sanidade, idade, propósito (inseminação artificial ou monta natural) e habilidade materna.
Após a explicação teórica, Da Rocha demonstrou em animais expostos no Pavilhão de Ovinos como proceder com os exames.
Os próximos minicursos são “Manejo sanitário de ovinos – Causas, efeitos e controle”, na quarta-feira (11), às 15 horas e “Manejos básicos em ovinos para aumentar a produção de cordeiros”, no sábado (14), às 15 horas. Ambos serão no Pavilhão de Ovinos.