A sustentabilidade é um conceito importante para o planeta e pode ser trabalhada dentro da indústria da moda — saiba como praticar
A sustentabilidade é um conceito importante para o planeta e pode ser trabalhada dentro da indústria da moda — saiba como praticar
A indústria da moda, desde o surgimento do conceito de fast fashion, tem enfrentado muitas críticas devido ao seu impacto ambiental e social. A produção em massa e a rápida mudança de coleções geram um aumento exponencial na emissão de gases de efeito estufa, com a poluição dos recursos hídricos e a exploração desumana de trabalhadores, por exemplo.
Moda sustentável
Nesse contexto, a moda sustentável é uma ótima alternativa, focando na redução de compras, na reutilização de roupas e na reciclagem dos itens. Isso significa que as empresas e as pessoas pensam em transformar itens antigos ou materiais usados em novos produtos.
Grandes marcas têm adotado iniciativas sustentáveis, mostrando que a tendência tem sido importante para o cenário atual. Contudo, a transformação para a moda sustentável não é um simples movimento de mercado, mas, sim, uma reestruturação fundamental.
A transparência, a inovação, e a conscientização estão impulsionando essa mudança. Esses critérios têm guiado outros setores, isso porque, cada vez mais, a sociedade enxerga a necessidade de soluções rumo a um futuro mais equilibrado e sustentável. Todos esses movimentos demonstram que a busca pelo consumo sustentável e novas práticas conscientes estão movimentando não apenas a indústria da moda, mas o mundo em si.
Muitas empresas posicionam-se como sustentáveis, mas não entregam, na prática, o que o mundo e a indústria estão precisando. Assim, é preciso que os consumidores estejam atentos para agir em prol desse movimento, isto é, apoiando a moda sustentável e comprando de marcas, de fato, sustentáveis.
Para apoiar o consumo sustentável na moda, há algumas ações práticas que podem ser aplicadas no dia a dia.
-
Pesquisa: informar-se sobre marcas comprometidas com práticas sustentáveis, conhecendo suas origens e cadeia de produção.
-
Qualidade: é importante optar por peças duráveis e atemporais, valorizando a qualidade sobre a quantidade. Nesse caso, é válido considerar produtos conceituados, como Nike Air Jordan feminino e outros itens, que apresentam boa durabilidade, dispensando recompras muito recorrentes.
-
Alternativas sustentáveis: roupas de segunda mão, brechós e plataformas de troca são alternativas ideais para evitar as compras de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental.
-
Versatilidade: peças versáteis que possam ser combinadas de várias maneiras, ampliando as possibilidades de uso e evitando muitas compras.
-
Materiais sustentáveis: produtos reciclados, orgânicos, veganos e de menor impacto ambiental são os ideais para o meio ambiente.
-
Manutenção adequada: cuidar das suas roupas ajuda na manutenção dos itens e, consequentemente, na maior durabilidade
-
Conscientizar outras pessoas: compartilhar com outras pessoas práticas sustentáveis ajuda a aumentar o movimento, incentivando outros a adotar um estilo de vida mais consciente na moda.
Créditos: iStock