Seminário põe em debate o futuro das relações e sua influência na arquitetura
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura– AsBEA-RS – e o Instituto Ling reúnem profissionais de destaque em diferentes áreas para uma reflexão sobre a configuração das relações no futuro e a influência que as mudanças sociais têm, ou terão, sobre a arquitetura. O seminário Modo de Ser Futuro acontece dia 01/12, à tarde, no Instituto Ling, e conta com a participação de nomes de peso das artes e da arquitetura, como Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã, e Greg Bousquet, do premiado escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque. O evento traz ainda Raul Juste Lores, jornalista da Folha de São Paulo; Karla Moroso, arquiteta gaúcha dedicada ao desenvolvimento social; Simone Sayegh, autora do livro infantil de arquitetura para crianças Casacadabra; representantes de dois exemplos de construção de futuro, Bairro Gente, em São Paulo, e Cidade Criativa Pedra Branca, em Santa Catarina.
O encontro também terá a participação do arquiteto e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Benamy Turkienicz, que trará ao público sua experiência na coordenação do Máster Plan do 4o Distrito em Porto Alegre, região em que a capital gaúcha vivencia a reunião de atores de segmentos variados em busca de um modelo de desenvolvimento urbano diferenciado. A formatação do seminário Modo de Ser Futuro e a seleção dos palestrantes convidados, é fruto de inquietudes comuns da diretoria da AsBEA-RS e do corpo técnico-pedagógico do Instituto Ling. Fazer arquitetura é influenciar o cotidiano das pessoas, é traçar modelos de urbanização que, consequentemente, intervêm na vida dos cidadãos.
A interferência dos arquitetos nas cidades traz percepções tangíveis a seus moradores sobre a atuação desses profissionais no cenário urbano, seja por proporcionar soluções às necessidades diárias como moradia, diferenças sociais, mobilidade urbana, propostas de configuração para tornar o espaço público mais aprazível, entre outros exemplos. Mas o ofício da arquitetura também extrapola os limites do consciente e proporciona sensações intangíveis como o equilíbrio estético, agradável aos olhos e às sensações. E, como será o futuro da arquitetura e das relações humanas frente a tantas mudanças no cotidiano? Essa e outras indagações fazem parte da programação do seminário Modo de Ser Futuro, cuja estrutura está divida em seis painéis com início às 13h30 e término às 19h15. Após o seminário, a AsBEA-RS terá cerimônia de posse para convidados da nova diretoria (2017-2018), que seguirá sob a presidência do arquiteto Paulo Henrique Rodrigues,diretor da Stemmer Rodrigues, lançamento do livro Modo de Ser Futuro e confraternização de final de ano da Associação, convidados e escritórios associados.
Informações e inscrições seminário Modo de Ser Futuro: www.institutoling.org.br
Assessoria de Imprensa – Dixon Comunicação