A prática esportiva auxilia na saúde de todo o corpo, além de ensinar técnicas de defesa para sair de situações de risco
O Muay Thai, que também é muitas vezes chamado de boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia. A luta tornou-se popular em todo o mundo por ser uma prática dinâmica e garantir inúmeros benefícios à saúde, tanto física quanto mental. Além da procura por bem-estar, novos praticantes são atraídos à luta por interesse em técnicas de autodefesa.
O que é o Muay Thai?
Um símbolo importante da cultura tailandesa, o Muay Thai é uma luta que emprega golpes usando boa parte do corpo. São utilizados os dois punhos, os dois cotovelos, os dois joelhos e as duas canelas e pés para aplicar as técnicas de ataque e defesa, como socos, cotoveladas, joelhadas e chutes característicos da modalidade.
A utilização de todos esses membros fez com que essa arte marcial também ficasse conhecida como “a luta das 8 armas”. Completa por abranger o corpo todo e bastante dinâmica, essa luta é perfeita para trabalhar uma melhor coordenação motora do corpo, fortalecimento muscular, perda de peso, concentração e até técnicas de autodefesa.
Quais equipamentos são usados no Muay Thai?
Durante os treinos e os combates oficiais, em competições, é obrigatório o uso de:
-
Protetor bucal: para evitar ferimentos graves na boca, como dentes quebrados;
-
Protetor genital: apesar de golpes propositais na região genital serem proibidos, é necessário o uso de proteção para se defender de golpes acidentais;
-
Luvas de Muay Thai: as luvas garantem a execução de golpes seguros e certeiros, além de proteger as mãos de ferimentos.
Principais benefícios do Muay Thai
Emagrecimento
Muitas pessoas procuram o esporte para emagrecer, por ser uma alternativa dinâmica de atividade física. As sessões de Muay Thai são fisicamente exigentes, sendo possível perder de 700 a 1.000 calorias em uma hora de treino, a depender da intensidade do treino, nível do atleta, seu peso e metabolismo.
Fortalecimento muscular
As técnicas do Muay Thai englobam todo o corpo, e a prática ativa vários grupos musculares. Trabalhando a repetição de movimentos e golpes, é possível ganhar força muscular, tonificar os músculos, maior flexibilidade e também melhorar a coordenação motora. Os grupos mais beneficiados são os dos braços, pernas e do core, que sustentam a coluna e a postura.
Saúde cardiovascular
O esporte também impacta positivamente na saúde cardiovascular, ajudando a diminuir a pressão arterial e o risco de hipertensão. Os exercícios combinam esforços aeróbicos e anaeróbicos, que estimulam a circulação sanguínea e auxiliam a manter os vasos sanguíneos e o coração saudáveis.
Saúde mental
A prática de atividade física regular garante a produção de endorfina, que é o hormônio associado à sensação de felicidade e bem-estar. Praticando Muay Thai regularmente, a substância é liberada no sangue, melhorando o humor e diminuindo sintomas associados às doenças psicológicas, como estresse e ansiedade.
Foco e disciplina
Um dos pilares das artes marciais é o respeito aos adversários e mestres. Isso trabalha valores importantes tanto dentro do esporte quanto fora dele. O foco e a disciplina são cobrados durante os treinos e impactam positivamente na vida pessoal, fora dos ringues de luta.
Autodefesa
A característica mais marcante desse estilo de combate é o emprego de vários membros do corpo, o que aumenta a consciência corporal dos atletas e também é uma das razões de ele ser eficaz como método de autodefesa. A luta prepara os praticantes para enfrentar diversas situações em combates, o que pode auxiliar no dia a dia em situações de perigo.
Entretanto, bons instrutores ensinam seus alunos a não utilizar as técnicas fora dos ringues e não engajar em brigas desnecessárias. As habilidades de luta devem ser usadas apenas como último recurso de defesa em momentos de risco.
Créditos: Cecilie_Arcurs / iStock