Mundo SENAI apresenta 60 projetos e demonstrações laboratoriais à comunidade
Até esta sexta-feira (15) o SENAI Chapecó, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), apresenta à comunidade cerca de 60 projetos e demonstrações laboratoriais durante a 9ª edição do Mundo SENAI. O evento iniciou nessa quarta-feira (13). A abertura contou com a presença do diretor regional Oeste do SENAI, João Roberto Lorenzett, do gerente de Educação e Tecnologia do SENAI, Almeri Dedonatto, do diretor regional Oeste do SESI, Claudemir Bonatto, e do presidente do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento, Vincenzo Mastrogiacomo.
O Mundo SENAI mostra a estrutura e o modelo educacional do SENAI que tem ênfase no desenvolvimento de atividades práticas e projetos integradores. Esse sistema fortalece o aprendizado por meio de situações desafiadoras, com foco em projetos práticos que engajam os estudantes e os aproximam de situações reais da indústria, desenvolvendo competências do século 21, como a criatividade, inovação e trabalho em equipe.
Entre os projetos apresentados em Chapecó estão dois do desafio SENAI Challenge: Kart Elétrico e Hockey. O projeto do Kart Elétrico é desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em Mecânica. O professor de Projetos Mecânicos, Lucas Soccol, explicou que os alunos precisam dimensionar todo o kart, desde o projeto até a sua construção. “Envolve todas as disciplinas do curso que são colocadas em prática”, frisou. A turma participará da competição estadual em Florianópolis, em novembro.
Os estudantes do curso técnico em Automação Industrial participam do SENAI Challenge Hockey. Trata-se de um robô goleiro que participará da competição estadual em Joinville, em dezembro. Os alunos do 4º semestre do curso, Gustavo Batistello, Eidigon Colaço e Marcos Pietrobelli relataram que o projeto envolve várias disciplinas e, para o desenvolvimento do robô, precisam atender normas de segurança, peso, recursos e espaço. “O robô funcionará no modo automático, manual e por controle remoto. Precisamos construí-lo como se fosse o pedido de uma indústria e a nota avaliará todas as etapas, além do desempenho na competição”, enfatizou Batistello.
O desafio SENAI Challenge apresenta aos estudantes situações reais da indústria. Os objetivos são o desenvolvimento de soluções para situações desafiadoras, utilização de metodologias de ensino ativas, incentivar a capacidade de trabalhar em equipe, de análise crítica e resolução de problemas e competências de adaptabilidade e criatividade.
Sala SESI Matemática
A Sala SESI Matemática está presente no Mundo SENAI com estudantes do ensino médio que demostram como a disciplina pode ser divertida e de fácil compreensão. Os alunos do segundo ano, Henrique Xavier, Gabriela Dias, Pedro Golin e Isadora Rüdiger apresentam desafios interativos que envolvem princípios da física, elétrica, hidráulica, mecânica, matemática lógica, física óptica, ilusão de ótica e termodinâmica. Eles salientaram que a intenção é quebrar o preconceito com a matemática e com a física e fazer com que os visitantes saiam com vontade de pesquisar mais.
De acordo com o diretor regional Oeste do SENAI, João Roberto Lorenzett, o Mundo SENAI, além de mostrar todos os trabalhos realizados pela entidade, tem a intenção de conscientizar sobre a importância da educação e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida e para a competividade das empresas. “Queremos inspirar as pessoas sobre como isso pode gerar um futuro melhor”, destacou. O evento acontece em todo o Estado. No Oeste, além de Chapecó, as unidades de Xanxerê e São Lourenço do Oeste também recebem a comunidade.
Neste ano, as visitas também podem ser feitas ao Centro Automotivo e Centro Moveleiro, localizados em frente ao SENAI de Chapecó. No Centro Automotivo ocorre a demonstração da construção do kart elétrico, exposição de carros antigos e customizados, de itens de manutenção e geometria, entre outros. No Centro Moveleiro, os estudantes participam até esta sexta-feira de aulas práticas e, por meio delas, os visitantes podem conhecer o laboratório.
PROGRAMAÇÃO
Em Chapecó, a unidade do SENAI recebe os visitantes nesta quinta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 22 horas e na sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Todos os dias há demonstrações laboratoriais, apresentação de projetos e divulgação de vagas de estágio e emprego.
MINICURSOS, PALESTRAS E OFICINAS
A programação conta ainda com minicursos, palestras e oficinas. Nesta quinta-feira (14) haverá a oficina “Comunique-se: noções básicas de libras”, com Natalyê Fonseca Steffen, na Sala H, às 14h; minicurso “Indústria 4.0: gerenciando seus recursos e reduzindo desperdícios”, com Eroni Borsoi e Tatiana Kley Drehmer Pisoni, às 19 horas, na Sala H; minicurso “Noções de manutenção automotiva”, com Edson Gustavo da Silva, na Escola Automotiva, também às 19 horas; e palestra “A importância do técnico automotivo nos processos de diagnóstico e garantia”, com Jhulian Montagna, da Hyundai, às 19h30, na Escola Automotiva.