Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SCNotícias

Munícipes de Camboriu podem participar de grupos de artesanato em Unidades de Saúde

Munícipes de Camboriu podem participar de grupos de artesanato em Unidades de Saúde

Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município oferecem à comunidade grupos de artesanato. O projeto é uma iniciativa dos funcionários das Unidades Básicas e é direcionado aos moradores dos bairros. A produção das peças é realizada atualmente nas unidades da localidade dos Macacos (Vila Conceição), São Francisco de Assis e Rio Pequeno, e os encontros são semanais.

Dentre os trabalhos que são produzidos, estão pinturas em tela, macramê, tricô e crochê em barbante. Moradores destes bairros interessados em participar devem procurar os enfermeiros responsáveis pela Unidade de Saúde. O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, comenta que os grupos auxiliam na interação da comunidade com os profissionais e na prevenção de doenças. “Por meio desses grupos, ajudamos, por exemplo, moradores com depressão ou patologias similares. Já nos idosos, público mais assíduo, o artesanato ajuda também em questões motoras e do cérebro”, defende.
A munícipe Neide Helena Comin, de 72 anos, participa dos encontros desde o início do projeto na Unidade do Rio Pequeno. Para ela, o grupo de artesanato é uma atividade relaxante, que a entretém e possibilita a troca de aprendizados entre as integrantes. “As quintas de artesanato fazem com que a gente se reúna, troque ideias, aprenda. É muito bom, faz bem para a mente e o corpo. Já estou na terceira peça, doei duas mantas para conhecidas, e sempre convido outras pessoas para participar”, enfatiza.
Todas as peças produzidas são levadas pelos munícipes nos fins dos encontros. Em alguns casos, o artesanato serve até como acréscimo na renda da família. Estima-se que a Unidade de Saúde do João Mendes inicie o mesmo trabalho em setembro desse ano.

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer