Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SCNotícias

Município de Itajaí estuda implantar horto medicinal

Município de Itajaí estuda implantar horto medicinal

A medicina alternativa engloba uma grande variedade de terapias, produtos naturais e práticas de saúde utilizadas na prevenção e tratamento de doenças e distúrbios. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresentou ao Município de Itajaí o projeto “Farmácia Viva: plantas medicinais” que tem como objetivos a implantação de um horto medicinal e contribuir na educação em saúde.

A reunião ocorreu na noite dessa segunda-feira (14) e teve a participação de professores do Curso de Farmácia da Univali, do Prefeito Municipal, Volnei Morastoni, e do Secretário de Saúde, Celso Dellagiustina. “Esse projeto veio no momento propício, justamente após a entrega do CIS. A próxima etapa é promover a saúde através das práticas alternativas.”, comentou o Prefeito Volnei.

O projeto prevê etapas como traçar o perfil dos usuários de plantas medicinais, estudo e seleção das espécies medicinais, implantação do horto medicinal, capacitação em fitoterapia para os profissionais do SUS e orientação à comunidade.

A implementação da Farmácia Viva ainda será estudada pelo Município de Itajaí, mas a ideia é firmar parceria com a Univali para introduzir as práticas da medicina alternativas na Rede Pública de Saúde. “Vou me dedicar pessoalmente para desenvolver esse setor. É importante trabalhar principalmente na educação da população na prevenção de doenças.”, finalizou o Prefeito.

Farmácia Viva

A Portaria nº 886 do Ministério da Saúde, de 20 de abril de 2010, institui a Farmácia Viva no Sistema Único de Saúde. A Farmácia Viva deverá realizar todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

Dentre as medicinas alternativas mais conhecidas se encontram a medicina tradicional chinesa, medicina popular, fitoterapia, homeopatia, naturopatia, ayurveda, quiropraxia e a acupuntura. A medicina alternativa é geralmente usada de forma integrativa (saúde integrativa), ou seja, é uma combinação de práticas e métodos da medicina alternativa com a medicina tradicional.

Fonte

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer