Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú abre ao público neste dia 20

Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú abre ao público neste dia 20

Considerado o grande acontecimento cultural do ano em Balneário Camboriú, será aberto ao público nesta sexta-feira, dia 20 de julho, o Museu da Imagem e do Som (MIS-BC). Idealizado e mantido pelo Instituto Delatorre, o museu abriga um acervo de mais de 2,8 mil peças como projetores, lanternas mágicas, máquinas fotográficas, filmadoras, rádios, gramofones, vitrolas, máquinas de escrever e televisores. A abertura do MIS-BC acontece no mesmo dia em que a cidade completa 54 anos de emancipação política.

Ocupando uma área de 1.364 metros quadrados, divididos em um prédio de sete pavimentos bem no centro da cidade, o MIS-BC é fruto de quase 40 anos de pesquisa e garimpo histórico realizado pelo empresário Fernando Delatorre. O novo museu irá contar para moradores, turistas e estudantes o desenvolvimento da história da imagem e do som desde o século 19 ao redor do mundo. Até a concretização do MIS-BC, Delatorre coletou peças para o acervo e aprimorou conhecimentos sobre museologia em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e também na Europa.

O equipamento cultural mostra também aspectos curiosos do desenvolvimento da indústria do segmento. Entre as peças que fazem parte do acervo estão, por exemplo, os projetores que fizeram parte dos Cinerama, Autocine e Cine Itália – primeiros cinemas de Balneário Camboriú no século 20 –, um gramofone fabricado em 1890 em Londres (Inglaterra) e ainda um filme original de 9,5 milímetros de Charles Chaplin datado de 1917. No último andar do MIS, uma seção especial dedica-se a contar parte da história do mercado financeiro brasileiro e internacional através de cédulas e moedas de diferentes países.

Além da área de exposição permanente, a estrutura do museu conta com um auditório com capacidade para 50 pessoas, espaço para exposições itinerantes e apresentação de filmes através de projetores antigos de 8 milímetros, super 8, 16 e 35 milímetros. O museu tem ainda estacionamento privativo coberto, cafeteria aberta ao público, biblioteca, espaço para cursos e oficinas e loja de souvenires.

O Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MIS-BC) permanece aberto ao público de terça-feira a domingo, das 13h às 18h. O espaço também é aberto a visitas escolares e de grupos, que devem ser agendadas através do telefone (47) 3363-5786.

Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MIS-SC)

EndereçoRua 700, 44, Centro, Balneário Camboriú

Horário de visitação: terça a domingo, das 13h às 18h

Valor: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Agendamentos para grupos: (47) 3363-5786

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro