Percussionista vai se apresentar nas cidades de Itajaí, Bombinhas, Blumenau e Porto Belo na segunda quinzena de outubro
Carlinhos Ribeiro é daqueles artistas indissociáveis do seu ofício. Artífice dos sons, o percussionista exala criatividade pelos poros e manifesta em sua existência uma profunda reverência à força dos tambores. Com aproximadamente 25 anos de carreira, é da linhagem de músicos brasileiros que trabalham para colocar a percussão em primeiro plano, assumindo papel de protagonismo. Neste mês de outubro, Carlinhos realiza mais uma importante etapa nesta jornada, apresentando seu show Alquimia do Tambor nas cidades de Itajaí, Bombinhas, Blumenau e Porto Belo. Todas as apresentações têm entradas gratuitas.
O show Alquimia Do Tambor tem em seu cerne a percussão criativa, intuitiva e melódica, em que Carlinhos Ribeiro propõe uma verdadeira viagem através da construção de texturas, ritmos, melodias e muita improvisação, com base na rica diversidade rítmica afro-brasileira. Na apresentação, o músico utiliza instrumentos convencionais e alguns mais inusitados, inclusive reaproveitando elementos sucateados. O resultado é uma apresentação que leva o espectador a uma imersão por paisagens sonoras que aguçam os sentidos e provocam momentos de contemplação.
Entre os inúmeros instrumentos utilizados por Carlinhos Ribeiro, estão berimbau, pandeiro, cuíca, hang drum, berimola, gongos, bacias, panelas, entre outros, além da utilização de loops com pedais eletrônicos que elevam exponencialmente as possibilidades de criação instantânea para o percussionista. Os shows contarão, ainda, com as participações especiais do violonista Ney Souza e do saxofonista cubano Élio Lorenzo, que proporcionarão pitadas de jazz e choro às apresentações.
Carlinhos destaca a relevância de realizar seu show solo, que também encara como oportunidade para que o público reflita sobre o papel da percussão. “Esse processo de ressignificar o lugar da percussão é algo a que eu venho me dedicando há muitos anos e que me instiga a criar todos os dias. É um caminho que muitos dos meus mestres vêm abrindo e que eu peço licença para dar a minha contribuição. Acredito que seja uma oportunidade bem interessante de as pessoas vivenciarem uma experiência sonora diferente, que possibilita outro olhar para as possibilidades que a percussão pode oferecer”, ressalta.
O projeto Alquimia do Tambor é uma iniciativa da Camaleão Tambor, realizado com recursos do Governo Federal através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo – Edital Demais Áreas, sob correalização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Serviço:
O quê: Série de shows Alquimia do Tambor, do percussionista Carlinhos Ribeiro;
Quando e onde:
Itajaí: 16 de outubro (quarta-feira), 19h – Casa da Cultura Dide Brandão;
Bombinhas: 17 de outubro (quinta-feira), 19h – Espaço Cultural Engenho do Miminho;
Blumenau: 25 de outubro (sexta-feira), 20h – Espaço Plural;
Porto Belo: 31 de outubro (quinta-feira), 20h – Palco das Artes Bento Irício da Silva;
Quanto: todas as apresentações são totalmente gratuitas.
Foto – Isadora Manerich