Trinta toneladas de material inservível foram recolhidas durante o mutirão “Todos contra a Dengue”, realizado na manhã deste sábado (8), no Bairro da Barra, em Balneário Camboriú. A ação foi organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, e executada com o apoio das equipes da Secretaria de Obras, Subprefeitura da Região Sul e da Defesa Civil.
“Esta ação de hoje é muito importante, não só pelo recolhimento desses materiais, mas principalmente pelo trabalho de conscientização junto à comunidade. Foi uma oportunidade para levar informação e orientação de casa em casa, para que a manutenção dessa limpeza aconteça durante todo o ano”, ressaltou a prefeita, Juliana Pavan, que também acompanhou os trabalhos.
A secretária de Saúde, Aline Leal, reforçou que a dengue é um grave problema de saúde pública que afeta a comunidade de forma significativa e que ações como a de hoje são fundamentais para o controle da doença no município. “Tenho certeza de que nosso esforço de hoje terá um impacto positivo e duradouro. Vamos continuar trabalhando juntos por toda a cidade, disseminando informações e práticas de prevenção. Cada voluntário e equipe presente hoje no mutirão representa nosso compromisso coletivo com a saúde e o bem-estar de todos”, garantiu.
O morador da Barra, Manoel Antônio da Cunha, 56 anos, elogiou a ação da prefeitura. “Estou sempre atento em relação à dengue. Sempre que vejo algo no chão, jogado, eu recolho. Sei que devemos ter esses cuidados diariamente. É muito importante podermos contar com o apoio da prefeitura, como nesta ação realizada hoje”, disse. Seu Antônio, porém, sabe que a comunidade precisa ajudar. “De nada adianta termos esse apoio e cuidado da prefeitura se a gente não fizer a nossa parte”, ensinou.
Eliminação de focos e criadouros
O diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz, explica que o principal objetivo do mutirão foi eliminar focos e potenciais criadouros do Aedes aegypti. “A ação foi muito positiva. Conseguimos recolher e descartar 30 toneladas de materiais inservíveis, como pneus, restos de móveis, garrafas, vasos de plantas, vasos sanitários, entre outros”, afirmou.
David disse ainda que a intenção é realizar a ação a cada 15 dias, em diferentes localidades da cidade. “Iniciamos pelo bairro da Barra porque, segundo o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), foi o local que mais apresentou a presença do vetor”, justificou.
Números
Até sexta-feira (7), Balneário Camboriú havia registrado 175 notificações de casos prováveis de dengue e 9 casos confirmados da doença, sendo 3 autóctones, 2 importados e 4 indeterminados.
_________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261 6200
Secretaria Municipal de Comunicação
(47) 3267 7197
Texto: Kássia Dalmagro
Fotos: Divulgação PMBC